Nanda a 18 de Março de 2007 às 00:06
O que falta aos pinóquios é uma casa de correcção. Com palavrinhas mansas já não se educa este tipo de miúdos.Tem que haver disciplina e quem não a acata é castigado.Só assim é que se consegue recuperar no bom sentido alguns pinóquios.BJSSSS
Também concordo Nanda que ao fim de algumas oportunidades e alguns conselhos os pinóquios continuam a manter o seu estilo fora das regras, as atitudes para com eles têm que mudar. Disciplina e serem obrigados a cumprir as suas obrigações. Bjs
primos_fire-x- a 18 de Março de 2007 às 10:12
Isto é uma vergonha! Deveria ser castigado severamente por os seus actos, por isso devia ir para um colégio interno para ver se esse 'pinóquio' aprendia com os erros... Bom continuação de um bom fim-de-semana para todos!!!
Abraços de:
Dennis Amaral
Oi Dennis!..Até tu mais ou menos com a mesma idade que ele consegues ver as coisas doutra forma. E até achas que devia "ser castigado severamente" e ir para um colégio interno, pois tens a tua opinião e eu não discordo dela. Só que os colégios internos também não estão para isso e ainda mantêm uma burocracia para dificultar a sua ida. Um abraço
Na minha escola também temos alguns pinóquios. Dois deles já não aparecem na escola há umas semanas, mas ainda tenho dois a moerem-me o juízo dentro da sala. Só lá estão para chatear e prejudicar a comunidade escolar. Acham que mandam e que podem fazer tudo e mais alguma coisa...
Bem, e ainda recebo críticas quando argumento que há alunos que não deviam andar na escola pois só vão para prejudicar os colegas que querem estudar...
(Isso dos DTs deve ser mesmo só na tua escola. Nas escolas por onde tenho passado só numa escola da Madeira é que havia DTs mais velhos, e mais velhos não eram daqueles já com 20 ou mais anos de serviço. Eram os que tinham 8 ou 10 anos de serviço. A minha experiência é que os mais velhos não querem ter nada a ver com a Direcção de Turma... mas para esta regra há sempre excepções... espero :))
Será que ninguém acha que os outros estão a ser muito prejudicados com os pinóquios que vão grassando nas escolas? Claro que sim professorinha!..Só que é politicamente incorrecto ser tão frontal e dizer as coisas como elas são. Os filhos (dos politicamente correctos) não vão para as escolas onde estão os pinóquios porque sabem que vão ser prejudicados. Também nas escolas evitam dar aulas às suas turmas e porquê? Todos nós cá dentro sabemos só quem está fora é que não. Quanto aos Dt´s talvez seja de estar muito tempo na mesma escola. Bjs
meu deus agostinho. nao quero que penses que aquilo que eu vou dizer é so mais um comentario simpatico para se cumprir a presença na blogosfera.
mas esta metafora do pinoquio está fabulosa.
e... além de haver pinoquios a dar com um pau , a tendencia é para haver cada vez mais.
abraço da leonoreta
Pois Leonoretta é uma metáfora muito real e sem ficção.É o que se passa na maioria das escolas e nada é feito para o evitar. São eles que mandam e ditam as regras e são eles o terror das escolas para os mais pequenos.A lei como está deixa as escolas manietadas.As outras instituições também pouco podem fazer e baseiam-se na lei. Enquanto não atingir a maioridade continua com as suas regras anti sociais.Bjs
adãosemmedo a 18 de Março de 2007 às 18:26
E que andam essas instituições todas a fazer? Papelinhos e mais papelinhos que vão adiando o problema.O mal deste país é que não leva as coisas a sério e julga que o tempo cura e dá a solução a tudo. Mais tarde todos advinham o que vai acontecer ao pinóquio porque agora não também não querem ter o trabalho de resolver o problema.Também perguntaria em que situação ficaria a escola se esse menino que é mau e aterroriza os colegas continua na escola mesmo sem querer e sabendo que os outros se recusavam a ir à escola por causa dele. Qual seria o papel da escola, este ou os outros?Porque não existem as casas de correcção onde os alunos seriam acompanhados mas que não molestassem ninguém!..
Qual o papel da escola se os outros recusassem estar com ele? Seria um embróglio à qual não saberia a solução.Os outros alunos têm o direito de andar na escola sem serem molestados por pinóquios e é aqui que estou totalmente de acordo.Um abraço
IC a 18 de Março de 2007 às 23:04
Não sei responder às perguntas que colocas, só sei (e isso todos sabemos) que a escola sozinha não pode salvar esses meninos. A grande questão está no que dizes: as instituições que podem concorrer para soluções demitem-se e esperam que os pinóquios sejam adultos para seguirem o seu caminho de marginais, e a vontade política para prioridades numa política social não existe. Pessoalmente, custa-me muito a ideia de desistir de recuperar crianças, mas numa coisa não tenho dúvidas: Não devem deixar de ser punidas por serem crianças, ou por serem menores de idade - sem punição nunca entenderão que os seus actos contra os outros não são permitidos e que terão consequências para eles próprios, e isso não é contra direitos nenhuns da criança, pelo contrário, é a única hipótese de educar quando outras soluções não resultam.
Concordo plenamente com o que dizes IC!..Deixas até algumas pistas muito pertinentes para que alguém se debruce sobre estes casos e reflita. Obrigada.Bjs
Este governo anda mesmo desgovernado.
Talvez a solução esteja em alguma mente brilhante da escola a que pertence.
Por este andar, o ideal seria criar escolas para bons e outras para pinóquios e... seguindo a mesma ideia, criar hospitais para sãos e aumentar os cemitérios para os doentes.
O grande problema para os professores não está nas turmas ditas normais, o problema está nas turmas com pinóquios. Aqui é que se vê quem é realmente bom professor.
Também na classe médica, um médico que ajuda a curar uma constipação, uma gripe ou uma amigdalite é um médico, simplesmente um médico. mas aquele que se debate com a vida e a morte a todo o momento e recupera o mais possível, é sem dúvida um médico, mas um bom médico.
Coitado do pinóquio... será que ninguém tem a capacidade de o ajudar a vencer?! O que é que o amigo bloquista tem feito para além do desejo de o ver pelas costas?!....
Cara Psicóloga:
É o que se chama uma solução politicamente correcta. Como resolver um problema destes? Resposta fácil..Querem-no ver pelas costas. Já pensou em ter um filho na mesma turma? É que aos outros (alunos) não nos custa nada dizer que o têm que aceitar tal como ele é, claro não são os nossos filhos e coitado do aluno que não tem eira nem beira. O que se diz neste post é que apesar de haver várias instituições a tomarem conta do caso ninguém dá solução e olhe que também estão incluidos os Psicólogos. Várias estratégias já foram feitas e todas acabaram por não surtir efeito. Será que as mentes brilhantes ou essa capacidade de solucionar problemas só existem fora desta escola? Veja que quem acaba por ficar com ele é a escola, nos outros lados só de passagem, e o que queremos é arranjar uma solução em conjunto. Este post não exclui ninguém mas alerta para este tipo de situações. Não pode ser com esse tipo de soluções (querem-no ver pelas costas)que se resolvem estes casos.
Jorge Lourenço a 28 de Março de 2007 às 14:16
Cara Psicóloga: é muito interessante o seu comentário. Retoricamente bem construído. Mas infelizmente não passa de mais um conjunto de pseudoargumentos falaciosos que se tornam verdadeiramente perigosos quando confrontados com a realidade. É com base nessas premissas que se tem construido uma escola ( e uma sociedade) que, sob a capa politicamente correcta da inclusão, não faz mais do que promover a mediocridade e cercear a possibilidade de potenciar as capacidades que quem, muitas vezes com muito esforço e sem reconhecimento, luta pelo seu próprio sucesso pessoal. A imagem do médico que só cuida "pacientes" sãos, ou que padecem de males menores acaba por ser patética. Eu colocaria outra questão, para pegar na sua imagem: se um médico for confrontado com 20 sinistrados, 19 dos quais, em estado mais ou menos grave, mas com viabilidade, e um já moribundo e que ainda por cima usa as últimas forças para recusar qualquer auxílio, qual lhe parece ser a atitude correcta? Investir tempo e meios neste, deixando morrer ous outros 19 (e mais tarde este também)? Ou tratar os outros 19, salvando-lhes a vida? é que um professor é confrontado diariamente com turmas de 20 alunos, e tem de optar entre promover as potencialidades dos bons, ou até dos menos bons, mas nunca deve deixar estes 19 para se peredr tempo ( e uso aqui o termo em sentido literal) com um qualquer Pinóquio.
Eu, enquanto professor, prefiro investir em desenvolver e trabalhar as potencialidades daqueles que lutam pelo seu sucesso com trabalho e empenho, do que perder o meu tempo com os Pinóquios deste mundo. Eu aposto na qualidade e não a ponho em causa por um qualquer mediocre. Mas certamente a minha cara Psicóloga, anquanto tal, será a mais indicada para lidar com os pinóquios... ou talvez não! Se calhar é graças a uma cultura da mediocridade sustentada por pessoas que pensam como a Srª que existem hoje tantos pinóquios neste mundo... e não é so nas escolas!!
Um abraço Agostinho.
Jorge Lourenço