Desfile de Carnaval e Enterro do Entrudo em P. Gonta

Foram convidadas pela Junta de Freguesia de Parada de Gonta as Associações paradenses a participarem num desfile de Carnaval. Todos de acordo e a ACR “Os Amigos” comprometeu-se a fazer o programa e cartaz a anunciar o evento. Haveria desfile de Carnaval com carros alegóricos das Associações, um convívio com febras na brasa para os participantes e outros que se quisessem associar e depois o enterro do Entrudo. Parecia ser um dia em cheio até porque o S.Pedro queria ajudar e o tempo apresentava-se cinzento mas sem ameaçar chuva.

A Junta de Freguesia propôs-se a apoiar quem desfilasse e fizesse a decoração de um carro com um tema à sua escolha. Pena foi que das cinco associações só apareceram duas com carros devidamente decorados.

Os temas mais badalados foram o da crítica ao governo com a ASAE e a sua conduta.

Também foram muitas as pessoas que foram aparecendo com as personagens a seu gosto integrando-se no cortejo dando largas à sua alegria e mostrando que o Carnaval em Parada de Gonta tem alguma tradição. Nas caracterizações das pessoas as urgências e a ASAE estavam na mira e foi muito divertido ver as caracterizações e os textos escritos para o efeito.

Depois do desfile pelas ruas de Parada de Gonta, já estava no programa que este continuaria até Canas de Santa Maria e depois se passaria por Sabugosa, S.Miguel e Póvoa, regressando a Parada de Gonta. Chegados a Parada de Gonta, foi o grande convívio entre todos os participantes com direito a umas febras assadas e vinho do Dão oferecido da melhor colheita dos paradenses.

As Associações que participaram foram a ACR “Os Amigos de Parada Gonta” e o Rancho Folclórico de Parada de Gonta que estão de parabéns pelo seu empenho e os paradenses agradecem.

Por fim e por volta das 21.30h foi o Enterro do Entrudo que saiu da sede dos “Amigos” percorrendo a aldeia e sendo queimado no largo do terreiro. Foi um enterro muitíssimo participado, com muita gente atrás do morto e com muitos choros e gritos arrepiantes dumas carpideiras que sabiam bem ocupar o seu lugar no funeral.

Foi uma grande festa que começou às 14.30 e acabou às 22.30h. Não existe em terra alguma animação assim.

Só resta dizer que estão de Parabéns todos aqueles que participarem e organizaram este evento de Carnaval.

Ver Fotos

Ver vídeo

publicado por Arte por um Canudo às 01:55