Comemoração do 125º Aniversário da Freguesia de Parada de Gonta

 

O 125º Aniversário da Freguesia de Parada de Gonta, iniciou-se pela manhã com os alunos do 1º CEB no hastear da bandeira na sede da Junta de Freguesia.
Por volta das 14.30h, foi uma visita ao castro dos três rios, pelo Presidente da Junta de Freguesia e por um dos oradores do colóquio “Reviver a História de Parada de Gonta, Dr. José Vale de Figueiredo  (Historiador e Ensaísta), que se irá realizar no Domingo, dia 31 de Maio, pelas 15 horas na Associação ACR “Os Amigos”.
Cerca 20 horas, começaram a chegar os convidados, Presidente da Camara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, acompanhado de sua Vereação, a maioria dos Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho, Presidente e Vices do Agrupamento de Escolas da Lajeosa do Dão, outros convidados e o povo Paradense.
A abertura desta parte da comemoração foi uma visita à sede da ACR “Os Amigos” onde estava exposta uma exposição de trabalhos dos alunos do 1º CEB e Jardim de Infância de Parada de Gonta, relacionada com o aniversário da Freguesia. Nesta exposição estavam trabalhos em tela, desenhos e maquetes relacionados com a cultura o ambiente e o património de Parada de Gonta. Foram vários os elogios dos presentes aos trabalhos dos mais pequenos que revelam ser conhecedores da terra onde nasceram, mostrando a sua veia artística através da criatividade e imaginação em alguns pormenores que construíram sobre o património. Estão de parabéns assim como os seus professores que os orientaram numa parceria com a Junta de Freguesia.
Pelas 21 horas foi a anunciada “Festa Convívio/Jantar (Aberto a todos os Paradenses” com a animação dos grupos de Cantares de Tomás Ribeiro e Ponte Velha.
Perante cerca de três centenas de pessoas e antes da deglutição do porco no espeto, foi feita uma comunicação pelo Presidente da Junta de Freguesia, Sr. Fernando, na companhia do Presidente da Camara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta e do Presidente da Assembleia de Freguesia de Parada de Gonta, Sr. Luís Sá, que além das obras já concluídas e outras começadas (já conhecidas) se iria também requalificar a Rua Direita para que fique a ser um espaço digno do nome que detém e enquadrado naquela zona envolvente.
Também falou o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, agradecendo o convite e que estes convívios se continuem a fazer independentemente de quem esteja a gerir as autarquias.
Depois foi o convívio ao som da música dos dois grupos num espaço agradável reconhecido por todos como o indicado para estes convívios onde as pessoas se socializam esquecendo os problemas do dia-a-dia. Depois do repasto foi o cantar de Parabéns ao Aniversário da Freguesia em redor dum bolo de aniversário onde foram colocadas as velas com o nº 125.
Nota: Neste dia de luta e da manifestação dos Professores contra a politica educativa do ME...manifesto a minha solidariedade.

publicado por Arte por um Canudo às 16:45