A.F. de Parada de Gonta - Balanço do Quadriénio 2005/09.

 Convívio dos Elementos da Assembleia e Junta de Freguesia de Parada de Gonta-2005/09.

Realizou-se ontem, dia 19 de Setembro de 2009, a última Assembleia de Freguesia de Parada de Gonta, elenco eleito nas urnas a 9 de Outubro de 2005, na sede da Ex-Junta de Freguesia pelas 18.30h.Não tendo sido uma Assembleia de Freguesia com o salão apinhado de gente como outras em tempos atrás, foi no entanto, uma Assembleia onde se passou a pente fino o que foi feito e o que ficou por fazer do seu programa de campanha neste mandato de 4 anos.
Foram descritas as actividades realizadas pela Junta de Freguesia nestes últimos 4 anos e também o que se iria fazer até ao fim do mandato.
Na área do Património, de realce a requalificação de zonas com calçada como a zona histórica da aldeia que abrange toda a envolvência da capela da nossa Senhora da Conceição, Rua do Passadiço, Rua das Canastras, Largo das Amoreiras, Largo da Poça Velha e Rua Direita, que ainda será concluída e ainda a zona envolvente da Igreja Matriz com a rotunda da lagareta. Embora de pouca monta é de realçar o cuidado que sempre se teve na manutenção para preservação do castro dos três rios.
No saneamento básico, de realçar a conclusão da obra prometida no valor de 150.000€ (cento e cinquenta mil euros) o que equivale a dizer e segundo os técnicos, já está abrangida/coberta cerca de 90% da aldeia com o saneamento básico. Praticamente temos uma cobertura a nível de saneamento na nossa Freguesia das maiores do Concelho, para não falar a nível nacional. Quanto à asfaltagem e no quadriénio do mandato, foram várias as ruas que foram asfaltadas mas muitas poderão ser melhoradas, estando na forja um valor de cem mil ou mais euros (não é oficial) para concluir algumas melhorias a nível de asfalto, até porque o saneamento deixou as ruas em mau estado como era de prever e ainda a rua da borralheira que bem necessitada está.
Na área da saúde, é de lembrar que quando entramos para a junta de freguesia ainda bebíamos a água captada da ribeira de asnes, embora tratada, os perigos que ainda continha para a saúde eram evidentes, e alertamos as autoridades e entidades para que a situação fosse resolvida, como veio a acontecer, e fazemos sistemáticamente a análise das águas das fontes, já que as de consumo público passaram a ser  da responsabilidade da empresa Águas do Planalto.
Quanto à electrificação, foram também vários os locais e ruas que foram contemplados com esta melhoria, mas muito ainda se poderá fazer.
No embelezamento da aldeia, creio que é do senso comum que a nossa aldeia é bonita, bem cuidada, limpa e asseada, com espaços de encantar, faltando ainda a requalificação do Largo do Terreiro e toda a sua envolvência, uma berma/passeio na avenida principal para peões e umas árvores para embelezamento, mas isso é para os novos inquilinos da Junta de Freguesia.
Não esquecer que o Cemitério da Freguesia teve uma intervenção muito significativa no seu arranjo e no seu embelezamento no interior, tendo sido construído um muro em pedra na parte exterior, dando um aspecto digno à última morada dos paradenses.
Na área da Educação/ Cultura, tudo se fez para uma estreita colaboração com a EB1 e Pré-escolar, que foi conseguida durante estes 4 anos com trabalhos dos alunos em parceria com a Junta de Freguesia sobre variados temas, como o dia da árvore, o aniversário da freguesia, a visita ao castro dos três rios, o ciclo do pão, etc. Também é de realçar a colaboração que esta Junta de Freguesia teve com o Agrupamento de Escolas da Lajeosa do Dão, estando sempre disponível a qualquer solicitação.
Na área do Ambiente, foi feita uma acção de  sensibilização para a proteção da floresta e foram conseguidos dois projectos através do governo para prevenção de fogos (KIT de Incêndios e Sapadores Florestais) que são mais-valias para a terra e já fizeram valer as suas credenciais em várias situações que conseguiram evitar. É do conhecimento geral que se não fossem eles talvez as coisas pelas nossas bandas não estariam tão calmas. É de louvar o seu trabalho.
Na área social, foram várias as intervenções aos mais necessitados conseguindo-se uma melhoria significativa na sua qualidade de vida.
Muito se fez e muito há por fazer.
Quanto às actividades culturais, ao longo dos 4 anos, sempre se realizou a festa da familia, ou seja o Jantar Convivio de Natal , o Aniversário da Freguesia com programas culturais de relevo, o Passeio dos Idosos, o Desfile de Carnaval, o apoio às Associações, o Dia da Árvore com as escolas, etc.
Mas nem só de obra vive o homem e pelo menos este elenco tratou todos os cidadãos de igual forma, com respeito, equidade e sempre disponível para ouvir e dar sugestões, que é a principal mais valia que qualquer instituição deve ter.
Também é de referir  que apesar de obra feita, é bom não esquecer, que o elenco desta Junta herdou do elenco da outra Junta, uma situação financeira muito complicada, que só foi possivel superar com uma gestão muito adequada à crise instalada.
Depois do balanço veio o elogio dos presentes na obra e na forma como foi conduzida toda a dinâmica da junta, reconhecendo-se que o que foi prometido foi cumprido, indo-se até muito mais além, com excepção do Polivalente que continua a ser uma espinha cravada na garganta dos paradenses.
Pela primeira vez, os elementos da Assembleia de Freguesia de Parada de Gonta, decidiram fazer um convívio para assinalar estes 4 anos de convivência, de diálogo e discussão, que passou algumas vezes o patamar do razoável, mas que no fundo todos tinham interesse em defender os interesses da freguesia embora com pontos de vista diferentes. Tudo foi esquecido e o convívio foi óptimo...
Por último, é de realçar que concorrem três listas à Freguesia de Parada de Gonta, o que demonstra a vitalidade desta terra. Boa sorte!.
Também se faz o balanço da sondagem Arte por um Canudo 2

Se verificarmos as votações que constam nas sondagens do arte por um canudo 2, do lado direito deste blogue temos,  a nivel Nacional:

Partido Socialista - 35%
Partido Social Democrata - 33%

Bloco de Esquerda - 19%

Partido Comunista Português - 9%

Partido Popular - 5%

A nivel de Freguesia de Parada de Gonta, temos:

Nuno Santos  PS - 36%

Fernando Pereira PSD - 43%

Fernando Cortês CDS - 15%

Nulos - 6%

Parece-me que não vai haver grandes diferenças e esta até bate com as grandes sondagens nacionais. Sexta-feira haverá outra já mais próximo do acto eleitoral.

 

publicado por Arte por um Canudo 2 às 03:09