Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

A Biblioteca saiu à rua..

Projecto “Uma porta aberta aos Pais”…

 No passado dia 29 de Outubro, a Biblioteca Escolar da EB 2,3 de Lajeosa do Dão deslocou-se a Parada de Gonta para promover o gosto pela leitura e pelo saber junto dos mais novos e da comunidade.
Tratou-se de uma actividade motivante e bastante enriquecedora, uma vez que colheu no terreno muitos amigos com vontade de elevar o nível cultural do seu meio e teceu laços de amizade e ternura, quer com os alunos, quer com os pais, tios e avós presentes.
A actividade decorreu na Associação “Os amigos de Parada de Gonta” que, uma vez mais, se mostrou disponível e muito interessada em fazer a ligação à cultura e à educação, apostando numa articulação entre a escola e a vida local.
A visita começou pela leitura da carta da nossa amiga Bli, a mascote da Biblioteca da EB 2, 3 de Lajeosa do Dão, seguindo-se a apresentação da história adaptada “A viagem da Sementinha” em formato DVD e com as ilustrações feitas pelos alunos de todo o Agrupamento de Escolas no ano transacto. A reacção a este tipo de actividade foi estrondosa, uma vez que os alunos e alguns Pais/EE e familiares presentes na sessão puderam com os seus próprios olhos apreciar os seus meninos, nossos alunos, a desenhar, a recriar, a ler e a interpretar, enfim, a entrarem no mundo da leitura com agrado e muita imaginação!
Aproveitou-se ainda para apresentar a “Arquinha das Surpresas” enviada pela mascote da Biblioteca Escolar, a borboleta mágica, que conhece todas as histórias e que guarda, dia e noite, os cerca de 5000 livros da Biblioteca!
A euforia foi geral! As professoras, Lúcia Almeida, Nani Mendes e Fátima Bento, apressaram-se a dar corda à brincadeira, motivando os petizes a bisbilhotar tamanho mistério…À roda dos frutos do Outono foram-se realizando jogos de observação, batimentos rítmicos, canções…até chegar ao momento do “Pacto da Leitura”. Foi neste momento que a coordenadora da Biblioteca lançou o repto aos Pais e familiares para, também eles passarem a fazer parte do nosso projecto, como leitores e contadores de histórias, sublinhando que a primeira educação nasce no seio da família.
A família também ensina. Ensina com os hábitos que adquiriu, com os valores que pratica, com a linguagem que usa, com os exemplos que dá e ainda com as leituras que faz…
Aderir ao Projecto da Biblioteca “Uma porta aberta aos Pais…” significa tecer laços entre a escola e as famílias e promover a literacia em geral, uma vez que lançado o catálogo de livros (para a família escolher), será o próprio aluno a motivar a sua família para a requisição de livros e para a sua leitura em casa. Na verdade, pretende-se que toda a comunidade passe a usufruir do espólio da Biblioteca Escolar da EB 2,3 de Lajeosa do Dão, a custo gratuito. Nesta perspectiva dinâmica, a Biblioteca Escolar, mais do que um “armazém” documental, constitui-se não somente como espaço de trabalho pedagógico, mas um espaço aberto, acolhedor e estimulante do gosto pelo conhecimento/saber.
Ao promover a ligação da Biblioteca com o meio envolvente, para além de estimular e fomentar nos alunos o gosto pela leitura e pela escrita e de se elevar o seu nível de aprendizagens, semeia-se a longo prazo o enriquecimento sócio-cultural dos habitantes do meio e investe-se na promoção da literacia.
Estamos, pois convictos que todos irão ler mais, a julgar pelo interesse e pela atenção demonstrada por todos os presentes!
A todos eles, o nosso bem-haja e votos para que o projecto cresça e ganhe mais leitores!
 A Equipa da Biblioteca do Agrupamento de Escolas da Lajeosa do Dão
Amigos do ARTE POR UM CANUDO (blog do Agostinho)