Semana Cultural - 2010

Chegados ao fim de mais um ano lectivo foi a vez de dar voz e de mostrar o quanto se foi construindo ao longo de um ano. Várias foram as actividades desenvolvidas ao nível de todas as áreas, departamentos curriculares, biblioteca e curso de formação e educação. Não pretendendo descurar nenhuma destas actividades porque somos e fazemos ainda parte de um todo com uma identidade e cultura próprias, destacamos as actividades desenvolvidas nos dias 17 e 18 de Junho, sobretudo com o intuito de dar a conhecer muito do que se foi construindo ao longo do ano com a preciosa ajuda dos docentes e com as capacidades e entusiasmo dos nossos alunos, nas várias modalidades.

Durante a manhã do dia 17, a escola EB 2,3 recebeu os alunos do 1º CEB para uma visita guiada pelas salas abertas de Matemática e de Ciências da Natureza, pela sala de Inglês, pela sala de informática e ainda pelas exposições: Informática (patente na Biblioteca), exposição de Artes (na sala de Educação Musical), exposição de notas e moeda (no hall da escola), exposição do projecto Comenius (no hall de entrada) e a exposição de Ciências Humanas (hall de entrada). A escola transbordava de movimento e agitação com todas aquelas crianças ávidas de jogar e de conhecer a escola dos “meninos crescidos”, onde foi notório o trabalho e o empenho de alguns docentes e de muitos alunos do 2º e 3º CEB no acompanhamento e dinamização de todos estes espaços.

Mas a grande surpresa estava par acontecer quando, pelas 9:30h, a turma do 4º ano e a sua professora Leonilde Gomes abriram a “feira da horta” com couves, batatas, ovos, mel, feijões, biscoitos caseiros, alhos, cebolas, alhos franceses, nabiças, alfaces… e até bonecos artesanais feitos de trapos! Ali se puseram em práticas muitos dos conteúdos do 4º ano, numa eficiência tal que foi preciso tomar nota das encomendas e carregar as bancas da parte da tarde! Foi realmente uma feira espectacular com um único objectivo, o de angariar livros para a nossa Biblioteca. Mais uma vez os mais pequenos ensinaram-nos a perceber que a união faz a força e que “tudo se faz” quando a alma não é pequena e, sobretudo, quando se amam os livros e as histórias…

Os Amigos da Biblioteca e os seus Pais/EE apostaram na riqueza da leitura e, de uma forma, simplesmente bonita, uniram esforços e provaram-nos que a nossa riqueza provém da nossa diversidade e da vontade de acontecer… Bem-haja a estes grandes meninos, à sua professora Leonilde e aos seus pais/EE pela excelente dádiva!

A manhã continuava agitada, agora com os mais crescidos no peddy- paper, organizado pelo Departamento de Línguas… Foi interessante vê-los a procurar as respostas na nossa biblioteca e partir dali satisfeitos para cumprirem outras tarefas…

Simultaneamente e, para os amantes do cinema, foi passado o filme “inteligência artificial” na sala de grandes Grupos.

A tarde prometia também um grande espectáculo: a Gala dos Artistas!

Pelas 13:30H a sala de alunos foi enchendo com alunos, Pais/EE e docentes para assistir à apresentação em palco de peças musicais a duas vozes com as flautas, à entoação de canções também a duas e a três vozes, a canções e a danças coreografadas, todas de excelente qualidade musical e estética! Sob o comando da docente Ana Andrade, de educação musical, os alunos feitos “poetas dos sons”, foram igualmente “grandes cantores” e ainda excelentes bailarinos. De salientar a orientação e a participação da docente Sílvia Coelho, com o clube da dança, a docente Carla Santos dos mais pequenos do JI e de alunos do 1º CEB, as docentes de Educação Especial Teresa Pina e Ana Vicente e ainda o professor Mário Barreiros com o seu grupo de música popular portuguesa!

Foi realmente uma gala, onde os pequenos deram cartas aos grandes e embeveceram os seus Pais/EE, professores e funcionários… A Gala dos Artistas, dinamizada pelo Departamento de Expressões, não podia deixar de aproveitar o momento para realçar o trabalho de todos os alunos e professores do Agrupamento, fazendo como que a grande apoteose do ano. Assim sendo, a Biblioteca e o Departamento de Línguas aproveitaram o momento solene para agradecer a todos a participação nos concursos e nas actividades da Biblioteca ao longo do ano, destacando o concurso “O sonho de Mariana” e as Olimpíadas da Leitura e os respectivos vencedores nestas modalidades, bem como no Peddy-Paper decorrido durante a manhã.

A rechear tão belo momento, a turma do 1º CEF aproveitou a tarde para confeccionar os tão desejados ovos  moles e as suas deliciosas sobremesas de morangos com chocolate quente, à vista de toda a gente, com todo o requinte e “mestria”, sob a orientação da sua formadora Emília Almeida. Era de comer e chorar por mais!

Terminada a festa só nos resta agradecer a todos os participantes e felicitar os nossos artistas!

 

 O dia 18 de Junho amanheceu sorridente, pelo que a aposta para esta manhã era fazer uma prova de orientação, partindo da Lajeosa do Dão rumo a Parada de Gonta!

Não seria tarefa fácil, dados os seus 8km, mas os vários postos de controlo com actividades criativas e jogos, foram-nos entusiasmando e, todos cumpriram à regra e chegaram ao destino sem percalços e ainda com muita genica, pois chegados ao Campo de Futebol de Parada, logo ali se dispuseram a jogar futebol com toda a garra, não estivesse ali a nossa Ritinha futebolista do 6º B, para dar os toques certeiros… Dava gosto vê-los…

Pelas 13h, o director do Agrupamento trouxe o lanche e foi o ataque ao farnel! Mas era chegada a hora! O ano terminava agora por entre autógrafos, beijos, abraços e lágrimas!

Até para o ano, se Deus quiser… Até qualquer dia e façam o favor de serem felizes. Boas férias!

Lúcia Almeida

tags:
publicado por Arte por um Canudo às 19:40