Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Recepção ao Caloiro - 2010

 

Como vem sendo costume a E.B. 2,3 Prof. Dr. Mota Pinto na recepção aos alunos que vêm pela primeira vez à escola, os 5º Anos, também chamados “alunos caloiros”, tinham no recinto da escola à sua espera um padre, os padrinhos (alunos do 9º ano) e uma bacia de água com uma colher de pau.

Depois da recepção de boas-vindas por parte do Director, Dr. António Martins, aos encarregados de educação e aos alunos, foi a vez da apresentação dos Directores de Turma e dos professores que leccionam essa turma. Depois de feitas algumas recomendações aos alunos e encarregados de educação, foi a vez dos alunos conhecerem os seus padrinhos, alunos dos 9º. Anos. Foram distribuídos aos alunos do 9º ano (padrinhos) e depois colocadas nas suas camisolas uma faixa com o nome dum cantor/a ou grupo de música, e os alunos do 5º ano (afilhados), foram colocados em fila. A escolha seria adivinhar por parte dos alunos do 5º ano de quem era a música que estava a tocar nesse momento e alunos do 9º ano que tivesse o nome na faixa do cantor/a ou grupo seria o padrinho desse aluno. Foi assim uma forma divertida de escolher os padrinhos e afilhados.

Seguidamente fez-se o juramento dos padrinhos e afilhados numa sessão solene que teve como juramento o compromisso de honra. Este juramento consistia da parte dos mais velhos como padrinhos a boa orientação dos afilhados e da parte dos mais novos estudar. Comprometeram-se e aceitaram ambos (padrinhos e afilhados) as regras que foram estipuladas no juramento e lidas em voz alta, para depois em conjunto fazerem o baptismo na pia com água benta e na presença do padre e seus ajudantes que confirmaram o acto. Os encarregados de educação também fizeram o seu juramento, um compromisso entre eles e o seu educando.

Alunos dos outros anos, professores e funcionários foram testemunhas deste acto.

Depois da parte formal doas alunos foi a vez do próprio padre ser baptizado pelo Director do Agrupamento, até porque é a 1ª vez que lecciona no Agrupamento.

Por último, foi a visita às instalações da escola para conhecerem o pavilhão, a cantina, a biblioteca, a reprografia, etc., e foram-lhes dadas instruções de como funcionam.

Foi divertido e uma boa forma de acolhimento e integração dos alunos mais novos, que assim têm a orientação dos mais velhos, nos pequenos passos, que são muito importantes no princípio duma nova etapa.

Bom Ano!..

Amigos do ARTE POR UM CANUDO (blog do Agostinho)