Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Festas de Parada de Gonta e o menino que fica...

Ultimamente tem-se falado pouco neste blogue sobre Parada de Gonta, não porque não exista nada para falar (quando digo falar é dar informação aos que estão fora) e a intenção do blogue era dar a conhecer o que de bem se fazia em Parada de Gonta através de acontecimentos e atividades, fossem das associações ou outros eventos como por exemplo o Grupo do Tacho.

Este blogue tem oito anos e nessa altura quase não havia informação online sobre Parada de Gonta que enaltecesse a pujança da aldeia com as imensas atividades das associações que tinha.

O blogue “arte por um canudo 2” durante muitos anos alimentou e divulgou esses acontecimentos, algumas vezes com muita paixão o que levava muitas vezes nos comentários a discussões de pontos de vista diferentes. Quanto a isso tudo bem e serviu para os paradenses colocarem as suas opiniões em discussão concordando ou discordando conforme o assunto.

Atualmente existem as associações com páginas e muitos paradenses com blogues, facebooks e twitters, que vão dando informação para as poucas atividades que existem. Ainda bem que a nossa aldeia aderiu às tecnologias, agora é só escolher e selecionar a informação que interessa e que se julga ser mais isenta.

Vem isto a propósito de alguns paradenses no email perguntarem-me se deixei de divulgar os eventos de Parada de Gonta, eu respondo, na minha opinião não se justifica devido aos inúmeros relatos que existem atualmente online sobre os mesmos, mas não deixo de informar quando mo solicitam ou quando faço parte deles.

Sendo assim, li no Jornal de Tondela desta semana que a Comissão de Festas de Santa Ana de 2011 (no jornal está 2010), vai encaminhar os seus lucros para inscrições de jovens na modalidade de capoeira ou hip-hop, como já fez a comissão de Festas de Santa a de 2010 com o parque infantil no jardim de infância. Não vou colocar aqui se concordo ou discordo mas sei que muita gente diz por aí que não concorda com esta forma de distribuir o lucro das festas.

Uma coisa é certa, todos os anos quando as festas de Santa Ana correm bem existe sempre o problema do que se vai fazer aos lucros? É difícil juntar todos os mordomos para decidir o que fazer com eles, até porque as contas só finalizam passado um ou dois meses de acabarem as festas e nessa altura os mordomos já estão um para cada lado, a maioria fora da terra, ficando o tesoureiro ou o presidente com o menino nas mãos e não sabe o que fazer dele. Os últimos 2 anos bem ou mal foram aplicados assim, e os outros anos?

Ora aqui entro eu, tendo pertencido à comissão de Festas de Santa Ana de 2008, também teve lucros como se pode ver no link atrás, e foram prometidos que seriam para a comissão de festas do ano seguinte, só que esta comissão como teve lucros também não o quis e é aqui que entra o menino que fica nas nossas mãos e que não se sabe o que fazer dele. Pois bem, como todos tinham desaparecido e mais ninguém se importou encarreguei-me de o colocar numa conta da caixa geral de depósitos.

Como ainda existe outra conta mais antiga duma comissão de festas que fiz parte com o Francisco (pardal), já lhe falei e vamos colocá-las ambas na mesma conta que servirá para um dia se houver uma das festas que corra menos bem, haver como que um seguro para cobrir os prejuízos.

Se esta é a forma mais correta de gerir os lucros das festas, não sei, mas sei que serve para descansar as próximas comissões se tiverem prejuízo ou até que haja formas de consenso dos paradenses para aplicá-lo.

Deixo esta sondagem para quem quiser deixar a sua opinião:

Amigos do ARTE POR UM CANUDO (blog do Agostinho)

6 comentários

Comentar post