Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Como construir as disciplinas de ET e EV? - 1º post de ET

 

Como construir as disciplinas de ET e EV?

A disciplina de EVT foi retirada do currículo do 2º ciclo do ensino básico sem qualquer justificação com a atual reforma estrutura curricular e em sua substituição foram criadas 2 disciplinas que a atual tutela diz ser a disciplina de EVT só que separada em EV e ET (para enganar tolos).

Todos sabem que não é verdade e para comprovar e complicar as coisas foram apresentadas metas diferentes para cada uma das disciplinas, não havendo programa nem livro que sustente essas metas. Embora mais tarde se viesse dizer que essas metas não são obrigatórias e que o livro de apoio será o de EVT (ridículo, disciplina que eliminaram), o certo é que o ano letivo está a começar e é preciso fazer planificações de ambas as disciplinas. Para isso é preciso fazer as disciplinas e planificações de acordo com as metas existentes e baseadas nalguns conteúdos de EVT.

Como se sabe a posição da APEVT é que se deve continuar a dar ET e EV tendo como referência EVT e como suporte o livro de EVT. Nem ponho em questão a posição da APEVT e compreendo-a, mas quem tem as 2 disciplinas sabe que não pode dar o mesmo em 2 disciplinas diferentes e com metas diferentes (embora sejam só recomendadas).

O que se pretende com isto dizer é que é preciso saber o que se vai dar em ET e em EV dentro da programação EVT, para que as planificações sejam diferentes. Quais os conteúdos e actividades mais lógicos com a disciplina de EV e quais os de ET de acordo com as metas existentes?

Tenho no meu email alguns pedidos de planificações destas disciplinas só que como todos também não sei. Daí ter visto no facebook “Fórum - Plataforma da Educação” preocupações nesse sentido e num comentário fiz esta observação que cito “Também é uma preocupação minha as planificações de EV e ET. Isto não se pode dizer que é dividir a EVT em EV e ET para continuar com as mesmas planificações. Não é possível porque são 2 disciplinas diferentes, uma de conceção mais experimental/prática e outra que toca mais ao conhecimento e método. Quer queiramos quer não o certo é que as metas (embora não sejam obrigatórias, são referenciais) diferentes. Também serão muitos os professores de EVT que vão ter ou só ET ou só EV e seria incoerente apresentarem planificações iguais a 2 disciplinas diferentes. O que me preocupa agora é que atividades vou fazer com eles na aula para aquela meta, para depois definir os conteúdos e objetivos que se pretende. Sem programa temos que ser nós a defini-lo com critério para que não se caia no "qualquer coisa serve" e depois ser considerada mais uma para abater”.

Posto isto, vou tentar através de posts no blogue e comentários de quem quiser colaborar, tentar programar atividades de acordo com as metas de ET e EV.

Por exemplo a ET do 5ºano no domínio da Técnica temos o 1º objetivo “OBJETIVO GERAL (1):

Reconhecer o papel da tecnologia.

1.1: Identificar o conceito de tecnologia e diferenciá-lo da noção de técnica.

1.2: Distinguir contextos históricos de evolução da tecnologia.

1.3: Identificar a influência da tecnologia no ambiente natural, humano e construído.

Podia-se identificar que atividades para este objetivo? Teórico, prático, ambos?

Depois com que meios e quanto tempo?

O que aparecer na caixa de comentários será ponto de discussão.

Clique para ver METAS DE EV E ET

 

Amigos do ARTE POR UM CANUDO (blog do Agostinho)

8 comentários

Comentar post