Ação de Formação - Educação Tecnológica - 5º post de ET
Hoje, dia 9 de Fevereiro, Sábado, fui a um evento, nome pomposo que se dá agora às ações de formação, talvez se fosse em dias úteis se chamasse ação de formação, mas como é um sábado chama-se evento. Pois bem, seja evento ou ação formação de Educação tecnológica, estive lá com uma centena de colegas que têm as mesmas preocupações que eu.
Logo à entrada encontrei-me com colegas que já não via há muitos anos, mesmo muitos que só através de outros colegas é que, se chega que, aquele ou aquela é o colega de outros tempos. Alguns mesmo que fizeram comigo par pedagógico do começo de EVT e agora que a disciplina acabou volto a encontrá-los. Foi uma alegria e só por si já valeu a pena ter um evento destes a um sábado.
Quanto à ação de formação de Educação Tecnológica, lembre-se que o ministro Crato acabou com a disciplina de Educação Visual e Tecnológica e criou outras duas, Educação Visual e Educação Tecnológica, sem manuais, sem programas e assentes em metas curriculares que por sua vez são baseados em não se sabe em quê.
Neste basear confuso de ideias, os professores da extinta disciplina de Educação Visual e Tecnológica tiveram que se desenrascar e confrontando e partilhando ideias dum lado e de outro lá foram construindo a disciplina que agora começa a ser olhada pelas editoras.
Esta ação no meu entender e de outros colegas com quem falei foi útil porque nos deu um olhar mais estruturado dum possível programa e a sequencialidade dos possíveis conteúdos a tratar e que virão em livro. Também nos forneceu recursos úteis que se poderão tirar da net conforme os temas a tratar.
Registo os conteúdos para possível tratamento:
Técnica T5 – Processo tecnológico;
Representação R5 – Medição;
Discurso D5 – Comunicação tecnológica;
Projeto P5 – Energia;
Técnica T6 – Materiais;
Representação R6 – Movimento e mecanismos;
Discurso D6 – Fabricação-Construção;
Projeto P6 – Estruturas resistentes.
Para os conteúdos a desenvolver utilizar-se-ão estratégias de acordo com os meios existentes, as turmas e os recursos envolventes.
As estratégias deverão ser centradas nos alunos através de: Áreas temáticas; identificação de necessidades/problemas; Enunciado projetual (encomenda) ou Dossier de projeto.
Os métodos e técnicas no desenvolvimento destas estratégias serão à base da resolução de problemas, pesquisa, demonstração, simulação, brainstorming e experimentação (técnica laboratorial), que poderão ser utilizadas individualmente ou em simultâneo de acordo com o que se pretende alcançar com estas aprendizagens.
Nada que nos surpreenda..
Deixo uma pergunta pertinente dum colega que é transversal a todos: Sabendo-se que esta disciplina é essencialmente prática, que atividades práticas se sugere para estes conteúdos? E como realizá-las com turmas de vinte e tal alunos em salas que só tem quadro, carteira e cadeira?
Claro que a resposta foi mais difícil, assim como que um desviar de tema, sabemos da dificuldade de um professor com turmas enormes e em salas normais para colocar em prática as atividades práticas. Mas no livro virão algumas sugestões..
No final focou a mensagem: O caminho faz-se caminhando” do poeta castelhano- António Machado.
Ver Como construir as disciplinas de ET e EV? 1º post de ET
Ver Materiais para Educação Tecnológica 5º e 6º anos - 2º post de ET
Ver Materiais para Educação Tecnológica5º e 6º anos - 3º post de ET
Ver Materiais para Educação Tecnológica 5º e 6º anos - 4º post de ET