Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Ação de Formação - Educação Tecnológica - 5º post de ET

 

 

Hoje, dia 9 de Fevereiro, Sábado, fui a um evento, nome pomposo que se dá agora às ações de formação, talvez se fosse em dias úteis se chamasse ação de formação, mas como é um sábado chama-se evento. Pois bem, seja evento ou ação  formação de Educação tecnológica, estive lá  com uma centena de colegas que têm as mesmas preocupações que eu.

Logo à entrada encontrei-me com colegas que já não via há muitos anos, mesmo muitos que só através de outros colegas é que, se chega que, aquele ou aquela é o colega de outros tempos. Alguns mesmo que fizeram comigo par pedagógico do começo de EVT e agora que a disciplina acabou volto a encontrá-los. Foi uma alegria e só por si já valeu a pena ter um evento destes a um sábado.

Quanto à ação de formação de Educação Tecnológica, lembre-se que o ministro Crato acabou com a disciplina de Educação Visual e Tecnológica e criou outras duas, Educação Visual e Educação Tecnológica, sem manuais, sem programas e assentes em metas curriculares que por sua vez são baseados em não se sabe em quê.

Neste basear confuso de ideias, os professores da extinta disciplina de Educação Visual e Tecnológica tiveram que se desenrascar e confrontando e partilhando ideias dum lado e de outro lá foram construindo a disciplina que agora começa a ser olhada pelas editoras.

Esta ação no meu entender e de outros colegas com quem falei foi útil porque nos deu um olhar mais estruturado dum possível programa e a sequencialidade dos possíveis conteúdos a tratar e que virão em livro. Também nos forneceu recursos úteis que se poderão tirar da net conforme os temas a tratar.

Registo os conteúdos para possível tratamento:

Técnica T5 – Processo tecnológico;

Representação R5 – Medição;

Discurso D5 – Comunicação tecnológica;

Projeto P5 – Energia;

Técnica T6 – Materiais;

Representação R6 – Movimento e mecanismos;

Discurso D6 – Fabricação-Construção;

Projeto P6 – Estruturas resistentes.

Para os conteúdos a desenvolver utilizar-se-ão estratégias de acordo com os meios existentes, as turmas e os recursos envolventes.

As estratégias deverão ser centradas nos alunos através de: Áreas temáticas; identificação de necessidades/problemas; Enunciado projetual (encomenda) ou Dossier de projeto.

Os métodos e técnicas no desenvolvimento destas estratégias serão à base da resolução de problemas, pesquisa, demonstração, simulação, brainstorming  e experimentação (técnica laboratorial), que poderão ser utilizadas individualmente ou em simultâneo de acordo com o que se pretende alcançar com estas aprendizagens.

Nada que nos surpreenda..

Deixo uma pergunta pertinente dum colega que é transversal a todos: Sabendo-se que esta disciplina é essencialmente prática, que atividades práticas se sugere para estes conteúdos? E como realizá-las com turmas de vinte e tal alunos em salas que só tem quadro, carteira e cadeira?

Claro que a resposta foi mais difícil, assim como que um desviar de tema, sabemos da dificuldade de um professor com turmas enormes e em salas normais para colocar em prática as atividades práticas. Mas no livro virão algumas sugestões..

No final focou a mensagem: O caminho faz-se caminhando” do poeta castelhano- António Machado.

 

Novos materiais para Educação Tecnológica em PowerPoint

Ver Como construir as disciplinas de ET e EV? 1º post de ET

Ver Materiais para Educação Tecnológica 5º e 6º anos - 2º post de ET

Ver Materiais para Educação Tecnológica5º e 6º anos - 3º post de ET

Ver Materiais para Educação Tecnológica 5º e 6º anos - 4º post de ET

 

Também poderão consultar aqui:

 

 

 

Amigos do ARTE POR UM CANUDO (blog do Agostinho)

14 comentários

Comentar post