Adoção dos manuais escolares de ET e EV 2º ciclo.

Hoje, em reunião pós-laboral pelas 17.45h, reuniu o grupo de Artes e Tecnologias que abrange todos os professores de Educação Tecnológica e Educação Visual do 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo, para fazer a análise e seleção do manual a adotar pelos referidos grupos.

No que se refere  a EV e ET do 2º ciclo, posso afirmar que as editoras apostaram forte nas disciplinas e os autores estão de parabéns pelo excelente trabalho realizado em pról das disciplinas. Pela 1ª vez acho que os autores dos livros se debruçaram sobre o que realmente precisavam as disciplinas para se afirmarem como disciplinas essenciais e imprescindíveis no currículo do ensino básico, apesar dos nossos governantes olharem para as artes e tecnologias com um boi a olhar para um palácio. Termo duro para os governantes mas é mesmo assim a forma como tratam o currículo das artes e tecnologias nas escolas.

Pois bem, analisou-se 7 manuais de Educação Visual e 7 manuais de Educação Tecnológica só do 2º ciclo, critério a critério, e a escolha foi duríssima porque todos diziam que era uma pena não se escolher este ou aquele. Na Educação Visual e depois de analisados e ponderados os critérios de escolha ponto por ponto pelos cerca de 30 professores,  teve que se fazer uma votação para sair fumo branco.

Na Educação Tecnológica a escolha foi mais consensual embora qualquer um servisse os interesses da disciplina mas a escolha recaiu num quase por unanimidade.

Ainda não posso revelar os livros adotados pelas disciplinas de EV e ET do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido Figueiredo mas posso dar os Parabéns a todos os autores dos manuais em questão pelo seu excelente trabalho.

publicado por Arte por um Canudo 2 às 22:47