Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

A onda das Provas de Aferição (práticas).

escola.png

Esta onda das provas de aferição denominadas provas práticas já vai na segunda semana e ainda vão continuar até à próxima. Depois começarão as provas de equivalência e os exames nacionais que irão até Agosto, se contarmos com a 2ª chamada.

Este ano e pela primeira vez começaram as provas de aferição às disciplinas práticas no 2º, 5º e 8º ano.

Acho a medida correta no sentido de impor a perceção de que todas as disciplinas são iguais, perante o ministério, a comunidade escolar, pais, alunos e professores.

Alguns colegas dizem que a preparação das provas de aferição para as escolas é a mesma que a preparação dos exames, levando a perturbar o normal funcionamento até ao términus das aulas. Não concordo até pela exigência que se coloca nos vigilantes das provas/exames, nos classificadores, nos secretariados e a forma como chegam às escolas as provas de exames, pessoalmente através em mão da GNR. Mas claro que dão trabalho e muito já que ninguém é dispensado das aulas e tanto aplicadores como classificadores têm que fazer estas provas numa altura que não tenham componente letiva, e como os professores são poucos para as provas que existem andarão sempre os mesmos a correr de lado para lado, já que as escolas do agrupamento também ficam distantes umas das outras. Depois das provas ainda se têm que juntar os classificadores para colocarem numa plataforma os resultados, o que não é fácil.

Como são as primeiras provas dadas a disciplinas práticas, na minha opinião, acho que existem algumas incongruências e algumas dificuldades na aplicação das provas. E falo porque já fui classificador este ano de provas do 2º, 5º e 8º ano e a dificuldade manteve-se. Mas disto não posso falar porque eticamente a isso estou obrigado, devido às provas ainda continuarem até à próxima semana.

Em si, o que avaliam este tipo de provas? Ou os programas têm que ser mudados ou os construtores das provas deixam muito a desejar!

Bisbilhotices

Amigos do ARTE POR UM CANUDO (blog do Agostinho)