Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Em foco nas escolas

 

Os Temas da semana mais badalados na educação e que parece ainda vão durar são: Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória; Gestão Escolar e Municipalização.

Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, documento governamental online que está em discussão pública para consulta ou para quem quiser contribuir com a sua opinião mas que nos faz lembrar tantos outros de outros tantos governos que em nada alteram do que se passa nas escolas. É um documento que lembra outro das competências que os alunos devem adquirir durante o percurso no ensino obrigatório. Como alguém dizia o problema não é o perfil de saída mas a sua entrada com os problemas trazidos para a escola.

Na minha opinião concordo que o grande dilema é como os alunos e a escola lidam com os problemas que carregam consigo e a forma como deviam ser resolvidos.

Gestão escolar com a figura do director, introduzido pelo DL 75/2008, processo muito badalado porque a maioria dos directores acabam o seu mandato de 4 anos este ano como se pode ver na plataforma da DEGEstE a quantidade de concursos que vigoram para este modelo de gestão escolar. Uns contra outros a favor e salienta-se o inquérito da fenprof no qual responderam cerca de 25.000 professores sobre este modelo de gestão e o contributo deste inquérito (ver aqui) para a uma gestão democrática. Também é de realçar a opinião de Luis Braga no que diz ser a democracia com o seu apelo no blog Com Regras “Carta aberta aos conselhos gerais: sejam democratas! Não reconduzam diretores! (I) “.

Na minha opinião este modelo de gestão escolar ainda não foi testado na sua plenitude nem pode ser avaliado por aquilo que não lhes deixaram fazer como se refere no Blog Arte por um Canudo com o post “Poder-se-ia esperar mais deste modelo de gestão escolar?

Municipalização da educação, quando muitos julgavam que estava banida dos interesses dos nossos governantes, devido à grande oposição dos professores, eis que ressuscita, e volta de novo à berlinda com este governo.

Podem chamar-lhe outro nome pomposo (municipalização agora transferência de competências) mas não passa do mesmo que foi rejeitado, só que desta vez, talvez quem tenha sido contra seja agora a favor e assim se inverte a rejeição.

É uma questão de nome e não de conteúdo.

Bisbilhotada da semana

Amigos do ARTE POR UM CANUDO (blog do Agostinho)