Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto no que me rodeia! Educação e Arte são a minha paixão! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é uma nova forma de Arte!. email: ag_silva@hotmail.com

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto no que me rodeia! Educação e Arte são a minha paixão! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é uma nova forma de Arte!. email: ag_silva@hotmail.com

Festa de Santa Ana em Parada de Gonta - 2017

Cartaz e Programa de Parada de Gonta.jpg

A Bisbilhotice do dia vai para Parada de Gonta e as suas festas de verão nomeadamente, a Festa de Santa Ana.

As festas de verão tiveram início na última semana de julho com a ACR "Os Amigos de Parada de Gonta" com a sua semana cultural ( várias atividades incluindo teatro e música) e finalizaram hoje de madrugada, para dar início à Festa de Santa Ana..

A Festa de Santa Ana, padroeira da Freguesia de Parada de Gonta, realiza-se sempre na 1ª semana de agosto, começam hoje, sexta-feira dia 04 de agosto,  prolongando-se até segunda-feira, dia 7 de agosto. São 4 dias em cheio. Resumindo um  pouco de história das Festas de Santa Ana que começam hoje.

Como todos os paradenses sabem as festas de Santa Ana de Parada de Gonta, são um marco na tradição da aldeia. Citando o blog do arte por um canudo “São aos milhares os filhos da terra que regressam às suas origens! Parada de Gonta engalana-se com suas ruas enfeitadas, seus caminhos arranjados  e em cada cara a alegria estampada, para receber os seus filhos que regressam. Vêm de todos os cantos do mundo para matar saudades e para que com a sua alegria contagiar as festas que se realizam em Agosto. As Festas mais populares da Freguesia, ocorrem no 1.º fim-de-semana de Agosto. Têm já longa vida e uma grande história”. Como se verifica por este trecho é uma festa de aldeia em homenagem à padroeira Santa Ana, que os filhos da terra acarinham quando regressam dos países onde estão emigrados.

Ainda há bem pouco tempo esta festa era abrilhantada com 2 conjuntos em simultâneo por dia, mas com a crise económica e nomeadamente a falta de dinheiro, a falta de elementos para constituir comissões que pudessem suportar o desgaste físico de muito trabalho e ainda o espaço envolvente onde se fizeram sempre as festas, foram razões preponderantes que levaram as comissões a optar por um só conjunto por dia e durante 4 dias como tem acontecido até agora.

Uma coisa é certa a qualidade das festas não se alterou e como diz o povo continuam a ser as melhores da região.

Hoje dar-se-á inicio à festa e será uma noite em cheio com o conjunto Kapittal a abrir as hostilidades e espera-se um recinto totalmente cheio de pessoas, até às tantas. Vão ser 4 dias de arromba com bons conjuntos como se mostra no cartaz.

As Festas de Santa Ana fazem parte dos festejos de verão e tem especificidades e características próprias que englobam as suas gentes.

Uma delas e que é considerada tradição dos paradenses é a forma como são nomeados os mordomos residentes e emigrantes. A passagem de testemunho de uma comissão para a outra é sempre no último dia de festas através dos microfones com os elementos da comissão atual a lerem uma lista dos elementos nomeados para a nova comissão. Estas comissões englobam paradenses residentes e paradenses que trabalham no estrangeiro, ou seja, emigrantes.

É nesta altura do ano que Parada de Gonta triplica ou quadruplica, ou ainda mais, a sua população com o regresso à terra dos seus filhos que trabalham no estrangeiro.

São centenas de emigrantes que regressam à sua terra, depois de um ano de trabalho, para estarem com os seus familiares e assistirem às festas de verão, e pricipalmente, àquela que é o maior cartaz da aldeia de Parada de Gonta, a Festa de Santa Ana.

São as festas de verão em Parada de Gonta, que além destas festas, oferece vários eventos a quem a visita.

Para todos que queiram divertir-se Parada de Gonta os receberá de bom grado.

Página da Comissão de Festa de Santa Ana 2017

Bisbilhotices


Mensagens

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.