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Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto e ao que me rodeia! Educação é a minha paixão! Arte e Educação de mãos dadas! email: ag_silva@hotmail.com

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Provas de Aferição de 5º Ano e 8º Ano e o normal funcionamento das aulas!

Hoje dia 08 de junho, decorreram as provas de aferição a nível nacional para os alunos do 5º ano e 8º ano. No 5º ano foi a prova de História e Geografia de Portugal e no 8º ano a prova de Ciências Naturais e Físico-Química.

Pelo que dizem os alunos até foram dentro daquilo que pensavam e correram bem.

Não sendo um entusiasta destas provas mas mesmo assim preferindo-as aos exames nacionais nestes anos de estudo, mas também requerem toda aquela máquina gigantesca de recursos para a sua realização.

Uma turma de 15 alunos para que se realize a prova, tendo esta turma 4 alunos de necessidades educativas especiais, requer 11 professores e três salas para as referidas provas. Foi o que aconteceu! A isto também teremos que juntar assistentes operacionais e técnicos mobilizados para esta função.

O que se critica é a medida de continuar a assegurar as aulas dos outros anos de escolaridade. Se numa turma estão 11 professores a assegurar a prova, como se pode assegurar os outros anos com aulas? Onde se vão buscar professores? Ridículo!.

Se querem continuar com as provas, o ideal era que os alunos fizessem as provas sem que ninguém os incomodasse. Assim, deveriam ser feitas quando os outros alunos não tivessem aulas.

Numa escola pequena em que existem dificuldades com os assistentes operacionais e professores, é de lembrar que os professores pertencem a três escolas, mega agrupamento, e se nas três escolas fazem provas de aferição, o professor só pode estar numa escola e tem que deixar a descoberto as outras. Por isso, assegurar os outros alunos sem professores e auxiliares é obra de magia e só serve para as estatísticas do número de aulas.

A perturbação dentro do edifício existirá sempre, por mais cuidado que tenham.

Mais, a perturbação nos transportes também é um facto, porque nestas escolas os alunos vem no mesmo transporte, dos mais pequeninos (pré-escolar) aos maiores (3º ciclo), para a mesma escola e se um ano escolar destes alunos (5º e 8º) têm prova e têm que se apresentar mais cedo na escola (meia hora antes do inicio da prova) e mais cedo que o horário habitual, como se deve fazer para que uns não prejudiquem os outros. As terras são distantes e mobilizar outros transportes nem pensar!.

Tantas são as razões para que se mude as provas para que haja sossego, serenidade, menos stress e seja pedagogicamente o correto.

Bisbilhotada

 

História e Geografia de Portugal 5º Ano / Prova de Aferição

 

 

Ciências Naturais e Físico-Química 8º Ano / Prova de Aferição

 

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