Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto no que me rodeia! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é uma nova forma de Arte!. email: ag_silva@hotmail.com

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto no que me rodeia! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é uma nova forma de Arte!. email: ag_silva@hotmail.com

Quem nasce torto..

 

Há quem sonhe com uma escola onde os alunos têm gosto nas aprendizagens, e que o professor seja realmente aquele que ensina e contribui para essas aprendizagens dos alunos que gostam de aprender.

Nos tempos atuais não parece haver escola assim, pelo menos na escola pública não se crê que haja escola parecida e por isso não passa dum sonho.

Isto vem a prepósito de processos disciplinares que aparecem nas escolas e se formos a verificar são sempre dos mesmos alunos.

Um aluno que seja detetado um mau comportamento num 5º ano duma escola de 2º e 3º ciclo e se ele reprova 2 anos que num aluno destes não foge ao desvio padrão, temos então um aluno mau comportado durante 7 anos, um aluno com várias participações disciplinares e um aluno que deixa rasto de mau estar na escola por onde passa.

O que é que está mal, é a escola que não sabe educar? Ou é a família que já não tem poder para aquele filho? O que fazer?

Verificamos pelos castigos que a escola aplica, como admoestações, contributos na escola (ajudar em certas tarefas) ou até suspensões de 1 a 3 dias, nada contribuem para a melhoria do seu comportamento.

Responsabilizar os pais, como? Alguns pedem ajuda à escola na correcção do comportamento do seu educando porque não sabem o que fazer. Outros não querem saber e até culpam a escola pelo comportamento do seu educando. Outros ainda ignoram pura e simplesmente a escola.

O certo é que estes alunos continuam a manter o seu mau comportamento, são neste caso 7 longos anos, apesar das ameaças e mesmo da atuação da escola.

Se o aluno não é educável na escola e se a família não ajuda, o que fazer?

Será que neste caso os genes são os responsáveis? Poder-se-á dizer que quem nasce torto tarde ou nunca se endireita, como diz o provérbio.

Que as energias dos professores são canalizadas para estes casos bicudos e não para ensinar quem quer, disso ninguém tem dúvidas.

Que as escolas deviam ter uma secção jurídica como parte integrante das escolas, seria uma boa ideia e libertava os professores para as suas tarefas de ensino.

Pois é, o sonho continua….

Bisbilhotada do dia


Mensagens

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.