Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Hoje, fui aos grilos!..

grilo1.jpg
Hoje, fui aos grilos!
Que prazer recordar os tempos de menino, tempo que em conjunto com os colegas andava aos grilos por montes e vales ao encontro destes sons criados pela natureza. Agora, é muito mais difícil encontrá-los, as florestas queimadas, os pesticidas nos campos ajudaram a dizimá-los, mas ainda se encontram.
Vinha eu do trabalho por voltas das 18 horas, quando através da janela do carro ouvi aquele som tão característico dos grilos e tão familiar que logo parei o carro e fui ao encontro deles. Rapei de uma palheta e em todos os buracos que encontrava lá estava (cuidado que alguns os mais largos podem ser de ratos ou cobras) eu com a palheta rolando entre dois dedos e no buraco do grilo fazendo cócegas para eles saírem. Estive 1 hora e só consegui tirar duas grilas e um grilito sem asas, porque isto também tem arte o saber fazer cócegas aos grilos para eles saírem.
Todos os anos apanho um grilo, geralmente daqueles simpáticos que até cantam nas mãos e ponho-o numa gaiola alimentando-o com alface e serradela (uma erva em forma de dentes de serra) e ele encanta-me com os seus sons.
Podem dizer os defensores dos animais, eu também o sou, que o animal em cativeiro tem menos tempo de vida. Não é verdade e eu tenho essa experiência, ao verificar que todos os grilos desaparecem nos finais do Verão e o que eu tenho na gaiola ainda continua a cantar durando mais 1 a 2 meses. Quando começa a ficar lento, sinal de velhice solto-o.
Da próxima vez que consiga apanhar um para a gaiola, vou recordar os velhos tempos e explicar:
- Que tipos de grilos existem;
- Que tipo de sons emitem;
- Como se apanha um grilo.

 

Agostinho Silva

"Arte por um Canudo 2"

 

Amigos do ARTE POR UM CANUDO (blog do Agostinho)

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.