Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Foi Assim!...

pascoa04.jpgovos.jpg

A minha aldeia mantém a tradição da Visita Pascal.
       Hoje, é dia da Visita Pascal. Sai o Compasso pelas 8 horas da manhã para percorrer a aldeia e pelas 20 horas fará o seu recolher na Igreja. Todas as pessoas da aldeia esperam no terreiro para acompanhar e fazer o percurso daqui até à Igreja. É uma romaria com devoção, mas também com alegria depois de um dia farto de comida e não só. Recolhe o compasso, estalam-se uns foguetes e acabou a festa. Até ao ano.

Arte e Tradições!
 Em Portugal, já há muito que os ovos, tingidos ou não, pertencem à nossa tradição, principalmente naquela que está ligada ao cortejo do «Compasso», que ainda continua «vivo» em muitas regiões do Norte e Centro do País. O padre percorre as freguesias, visitando os paroquianos e levando-lhes a "Boa Nova" e a bênção pascal. Como retribuição, é-lhe oferecido o famoso folar e também as «ofertas brancas», ou seja, os ovos. Estes tanto se podem apresentar ao natural como tingidos e/ou ornamentados com inscrições e desenhos especiais para a festa em causa. A principio, o tingimento era feito com uma tintura à base de fervura em casca de cebola e outras infusões, como por exemplo: flores de lírio para a cor roxa; beterraba para a púrpura; flores de tojo para o amarelo; folhas de hera e trevo para obter uma cor verde. Actualmente, existem verdadeiras obras de arte na pintura de ovos.

Actualmente!
No ano passado por esta altura da Páscoa, fiz o arranjo com ovos pintados que foi apreciado por gente que visitou a minha casa e também fiz um ligeiro relato da visita pascal à aldeia. Parece que foi ontem, era eu novato nestas andanças e tive 2 comentários a darem-me força e motivação para continuar. Agora, como será?Ainda não tenho a resposta, porque não me debrucei se iria fazer como o ano passado.
Como vai ser o arranjo? E a visita pascal será que vai haver?

A todos uma Páscoa Feliz!

Amigos do ARTE POR UM CANUDO (blog do Agostinho)

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.