Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

12 anos de blogosfera

12 anos blogosfera.jpg

 (Em construção)

Para todos os amigos um bem-haja.

Há 12 anos foi assim o 1º post:

Educação Visual e Tecnológica

Aqui vão ficar comentários sobre as actividades da disciplina.

A capa

sssssss.jpg 

De lá para cá muita coisa mudou..

A ideia de divulgar os trabalhos dos alunos foi a razão principal do aparecimento do blogue Arte por um Canudo. Na altura não havia o facebook, o twitter, o instagran e outras redes sociais como existe atualmente e o aparecimento dos blogues, há 12 anos, foi uma lufada de ar fresco para aqueles que queriam dar a sua opinião na sociedade e como alguém afirmou e cito  " dar voz a quem não a tem".

Ao longo destes anos o blogue teve e ainda tem um papel interventivo e participativo na área da educação nomeadamente na transmissão de saberes e aprendizagens para alunos e professores na área das artes e tecnologias das quais o autor do blogue é docente. Foi criada uma Página de EVT (http://evtagostinho.no.sapo.pt/) também de apoio a alunos e professores em parceria com o blogue Arte por um Canudo. Nesta área da educação teve ainda um papel informativo e interventivo nos tempos em que a educação tinha um papel secundário nas prioridades dos governos. Deixou as suas opiniões e demarcou-se muitas vezes das correntes seguidistas e conservadoras aparecendo nas lutas a que a educação esteve sujeita.

Este blogue foi também voz ativa e interventiva na terra onde reside o seu autor, Parada de Gonta, e durante anos alimentou vários debates sendo referência dos emigrantes paradenses registando as suas opiniões.

Pelo tempo fora o blogue foi dando espaço a quem queria ter voz e particularmente o que sentia o seu autor registando através do seu olhar o que lhe vai na alma. Assim foram-se desenvolvendo várias tags, abarcando temas como a política, família, evt, et, escola, brincadeiras artísticas, pinturas, desenhos, etc..e atualmente a tag bisbilhotices que fala de tudo um pouco com certa ironia.

Foi pela facilidade com se divulgava uma ideia, um trabalho ou uma opinião que o mentor/criador do arte por um canudo também criou para a escola onde trabalhava, EB 2,3 Prof. Mota Pinto-Lajeosa do Dão, um blogue para dar voz aos alunos e aos professores, “Jornal Online As Nossas vozes”, que foi objeto de estudo numa apresentação/tese de um trabalho pós-graduação, “O BLOGUE - Jornal Escolar na Motivação dos Alunos”, talvez o primeiro trabalho/estudo em Portugal sobre blogs. Pena é que este jornal online também tenha acabado por motivos de integração da escola da qual era promotor, num agrupamento de escolas o que originou um novo blogue, ou seja, um novo Jornal Online "PINGOS ONLINE" que abarca as noticias de todo o agrupamento e do qual o autor do arte por um canudo é também o seu criador.

Os posts que mais alimentaram o blog arte por um canudo foram os relacionados com o Educação/Escola e com a localidade de Parada de Gonta, e o seu público maioritário o dos professores e o dos paradenses emigrantes.

Atualmente, o público maioritário continua a ser o dos professores, principalmente os das disciplinas de ET e EV, antes EVT, e os posts mais vistos são o da disciplina de Educação Tecnológica - 2º ciclo.

De salientar que este blog participou num concurso promovido pelo site Aventar nos anos de 2011, ficou em 3º lugar e no ano de 2012 ficou em 2º lugar. Foi espetacular a votação e o apoio que se gerou a este blogue.

O seu contador de visitas dá 1.298.500 (1 milhão, duzentos e noventa e oito mil e quinhentos visitantes) contador da BRAVENET, embora sejam muitas mais porque este contador foi colocado uns anitos depois.

É com orgulho que deixo este pequeno depoimento dos 12 anos do blogue..

 Agostinho


1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.