Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

25 de Abril..Sempre!

25 Abril 2008.JPG

Despiu-se o medo...
Vestiu-se a Liberdade!..

Tinha 16 anos e andava no 10º ano ou no 1º ano do Curso Complementar de Mecanotecnia como lhe chamavam na altura. Fazia aquele percurso de 3 km a pé entre a minha casa e a escola, mas naquele dia algo de estranho me parecia que andava no ar.
Algumas pessoas falavam muito baixinho e olhavam para os lados como se tivessem medo de ser ouvidas e a G.N.R. andava num frenesim para cima e para baixo como se procurasse algo.
Achei tudo muito estranho, mas mesmo assim, continuei até à escola e quando lá chegei fui informado que estava fechada, tendo sido aconselhado a ir direitinho para casa sem parar em nenhum lado.
     O Gonçalves, homem já de barba e o colega mais velho da minha turma, acompanhou-me no percurso para casa, já que ficava para os meus lados e foi-lme explicando entre dentes que tinha havido uma revolução para acabar com a guerra colonial. O percurso foi feito quase em silêncio e a G.N.R. passava por nós para cima e para baixo nas suas patrulhas de mota e com muita mais insistência, até que o Gonçalves disse baixinho: Olha, estes são os fachos, são a favor da guerra colonial e contra a revolução, enquanto os militares, como aqueles que estão ali no cartel, O RAL 5 era ali no campo da feira, são contra a guerra colonial  e foram os que fizeram a revolução. Ainda vai haver guerra entre eles, dizia ele.
Despedi-me do colega que ficava pelo centro da cidade e continuei o meu percurso passando como sempre no Quartel Militar do Exército na altura RAL 5, reparando que havia um movimento invulgar de carros de combate à porta desse Quartel Militar. Continuando o percurso até casa, fiquei atento às notícias até ter a confirmação do que significava esta Revolução e o marco que foi o 25 de Abril
      Foi assim a minha primeira lição sobre o 25 de Abril, dia em que se despiu o medo e vestiu-se a Liberdade...

Faz hoje trinta e dois anos...sempre que posso relembro-o.
Foi assim que eu vi e senti o 25 de Abril de 1974.

Agostinho Silva

"Arte por um Canudo 2"

Amigos do ARTE POR UM CANUDO (blog do Agostinho)

2 comentários

  • Realmente Sara, era uma fé que movia montanhas e eu também participei nela durante uns anos. Continuo acreditar que um dia o que se gritava nas ruas (manifestações de apoio ao 25 de Abril) vai ser posto em prática. Aceito o teu cravo como simbolo do 25 de Abril. Bjs
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.