Recepção ao caloiro!..
Como vem sendo costume a E.B. 2,3 Prof. Dr. Mota Pinto na recepção aos alunos que vêm pela primeira vez à escola, os 5º. Anos, também chamados “alunos caloiros”, tinham à sua espera o baptismo.
Depois da recepção de boas-vindas por parte do Presidente do Conselho Executivo, da apresentação do Director de Turma e da presença de outros professores das turmas dos 5º anos, foi a vez destes alunos conhecerem os seus padrinhos, alunos dos 9º. Anos. A cada início de um provérbio no aluno coincidia o remate final no padrinho, fazendo-se assim a escolha dos padrinhos com os afilhados.
Seguidamente fez-se o juramento dos padrinhos e afilhados numa sessão solene que teve como juramento o compromisso de honra. Este juramento consistia da parte dos mais velhos como padrinhos a boa orientação dos afilhados e da parte dos mais novos estudar. Comprometeram-se e aceitaram ambos (padrinhos e afilhados) as regras que foram estipuladas no juramento e lidas em voz alta, para depois em conjunto fazerem o baptismo na pia com água benta e na presença do padre e seus ajudantes que confirmaram o acto.
Encarregados de educação, professores e funcionários foram testemunhas deste acto.
Obs: Um agradecimento a todos aqueles que deram uma ajuda no post “Porquê proibir?”. O Jornal Escolar On-Line "As Nossas Vozes" continuará e fará como tem feito até à data o relato das actividades e o cuidado de não infringir a lei. A própria lei não é objectiva nas regras “captação imagens” e a equipa do Jornal Escolar na salvaguarda dos seus interesses e dentro dos princípios da lei pediu a todos os encarregados de educação uma autorização.
Mas nova questão se levanta: e aqueles que não querem estando na mesma actividade dos outros, poderão as fotos ser publicadas em conjunto com os colegas ou não?
Poderão os direitos de uns sobrepor-se aos direitos dos outros?
Ver fotos da recepção em Slideshow