Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

Pinceladas no ECD.


          5º Ano - Retrato de Familia                   6º Ano - Estrutura suporte da Forma

Ver trabalhos do 5º Ano

Ver trabalhos do 6º Ano

 Obras dos pequenos artistas..

Nota: Ao colocar aqui os trabalhos dos alunos, fazendo uma reflexão, puz os neurónios a trabalhar ao “ralenti” (começam a ficar gastos), sobre o que eles fizeram e as cores que utilizaram, desenhando e pintando à sua maneira a sua forma de ver e sentir  o seu meio. Nesta amálgama de cores também contam as suas vivências, a afectividade da família, marco importante no desenvolvimento da personalidade do aluno, a sua relação com o seu meio, as suas emoções, etc. Por aqui se vai vendo a percepção que o aluno tem do seu mundo, revelado nas cores que utiliza na elaboração dos seus trabalhos. Mesmo que o professor lhe transmita que há certas cores que nos dão a sensação de alegria e quando um menino está a brincar e está feliz deve ser pintado com uma envolvência de cores alegres, explicando o professor quais as que deveria utilizar. Mas mesmo assim, eles no seu instinto protector, lá acabam por dar uma pincelada ou um toque a mais para fazer a vontade ao professor, só que no fundo o trabalho continua a ficar com aquelas cores frias que nos alertam que aquela criança não está nos seus melhores dias.
Esta reflexão é também para alertar os especialistas nestas matérias de que a família e o seu ambiente são o factor mais importante no desenvolvimento da personalidade do aluno e não existe professor no mundo por melhor que seja que consiga dar a volta a esta situação. Teremos que dar melhores condições aos alunos dentro do seu meio para depois podermos exigir deles na escola que correspondam aos objectivos pretendidos.
Não são os professores que são maus, mas sim a sociedade que está sendo criada à custa de um capitalismo desenfreado e selvagem, coberto pela globalização vai limitando o tempo para que se criem laços afectivos dentro da família e vai escondendo as suas maiores debilidades a nível familiar, o diálogo entre pais e filhos, criando um tipo de pessoa egoísta e egocêntrica. É esta a sociedade que acusa os professores..
Para dar uma pincelada sobre a carreira docente, fazendo um retrato sobre a situação actual, teria que utilizar as cores mais tristes para esta classe profissional e sobre um ECD (Estatuto da carreira Docente) que a Ministra quer implantar, que nada tem a haver com as melhorias de ensino mas que só aumenta a crise que vai grassando neste país com governantes autistas..
Como se aproximam tempos conturbados para a classe docente.
Dia 17 e 18 de Outubro vou revelar o meu  protesto e a minha indignação!
Vou fazer greve!...


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.