Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Assim vai a escola..com os Pinóquios!..


Pinóquio I

Pinóquio é um aluno que vem de uma família desagregada e cuja família vive do rendimento de inserção social.

Pinóquio não pode justificar o seu ambiente familiar, para ser um aluno violento, cruel,

mentiroso, larápio, sem princípios e perturbador do bom funcionamento  da sala de aula. Tem todos os maus vícios que qualquer adulto sem princípios poderá ter: fuma, diz asneiras, faz chantagem com os colegas, traz utensílios proibidos para a escola e não respeita funcionários e professores. Sabe que ninguém o pode castigar e faz tudo para que isso aconteça, para poder fazer queixa e  ter pretexto para abandonar a escola.

Pínóquio diz que nada quer da escola e sempre que se esquiva dela, há sempre alguém que o vai buscar e obrigá-lo a vir novamente. Por isso, o objectivo principal do Pinóquio é perturbar as aulas, ameaçar os mais novos exigindo-lhes o que ele quer, desacreditar a autoridade dos professores, desacreditar e ameaçando os auxiliares, ou seja, fazer tudo o que lhe dá na real gana para poder ser expulso e não vir à escola.

Tem a escola e os professores recorrido às variadas instituições para que se possa resolver ou achar a melhor solução para este grave problema a quem a própria escola já não consegue dar resposta.

Nesta semana de reuniões intercalares, o mau comportamento do Pinóquio veio à baila,  como sempre define-se estratégias de actuação, fazendo-se planos e mais planos, e também como sempre  o maior tempo de reunião é gasto com Pinóquio, dos outros quase ninguém fala, ficou-se a saber que Pinóquio até é o maior e ninguém o consegue demover. Foi numa reunião com Pinóquio, em que estava presente, a Responsável pela Protecção de Menores, uma Psicóloga, o Director de Turma, a Tutora e a Mãe (muito chorosa), todos pedindo a Pinóquio para que se portasse bem e não faltasse às aulas, porque senão era retirado o rendimento de inserção social à família. Pois Pinóquio, muito resistente ia dizendo: não sei não se me porto bem..o que ganho com isso? E perante a estupefacção geral impõe a sua condição: só me porto bem se me derem o cartão verde de entrada na escola para poder sair quando quiser. E esta???

Estes são os Pinóquios que a escola pública tem dentro das suas paredes e que não lhes consegue dar resposta, enquanto isso, lá se vão arrastando até ao limite da idade, perturbando as aulas, ameaçando e agredindo quem os tenta corrigir, não respeitando nem auxiliares, nem professores, nem ninguém.

Perante estes factos, como se pode fazer Rankings de escolas, quando se sabe que em certas escolas os Pinóquios não tem lugar.

 

Amigos do ARTE POR UM CANUDO (blog do Agostinho)

2 comentários

  • Mas podiam tê-lo na escola e não o querem Carla Silva. É preciso referir que nem todos os miúdos com este tipo de familias reage assim. Estes são casos especiais que ninguém nem qualquer instituição dá resposta.Bjs
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.