Labirinto
Exercício de medidas com traçado de linhas paralelas e perpendiculares preenchidas com as cores primárias na parte superior e as cores secundárias na parte inferior e com as cores quentes e frias nos lados. É um exercício com certo grau de dificuldade para os alunos do 5º ano, e que costumam chamar-lhe de “labirinto” devido à confusão que fazem nas linhas e a grande dificuldade que têm em desenvencilhar-se delas e encontrar-lhe a saída.
Em termos políticos poder-se-ia considerar “labiríntico” o fosso em que caiu a Educação em Portugal. Depois das queixas dos Ensinos Básicos e Secundário é agora o Ensino Superior que protesta com o Ministério. Pelo que se viu nos Prós e Contras de ontem (27/11/2006), com a Tutela a dizer que os Reitores Portugueses não são activos e só estão à espera do abanar da árvore das patacas, dando-lhes a entender que lhes falta imaginação para saber gerir da melhor forma as Universidades, e também dando a entender que este tema ainda vai fazer correr muita tinta. O que é certo é que a Tutela conseguiu atirar as culpas de tudo o que vai mal na Educação às próprias Escolas e Universidades com a falta de organização e um acentuado défice de gestão.
Parece que o que vem aí (para as Universidades)é que cada uma se desenrasque como melhor entender e souber, porque senão tem os dias contados.