Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Simplex nas escolas...para quando?

Simplex nas escolas...para quando?

Na mensagem de ano novo do Sr. Presidente da Republica, Dr. Cavaco Silva, diz que quer ver progressos na Educação no ano de 2007.

Parece-me ser um bom mote para a Educação/escolas que continuam a ser muito pesadas na sua organização, porque não basta aumentar as horas das escolas abertas, no aumento das cargas lectivas dos professores e afrontá-los em praça pública para que a escola por magia melhore a sua qualidade.

Já todos se aperceberam das várias vertentes atribuídas aos professores na responsabilidade dum aluno, mas o que passa despercebido é a teia burocrática que funciona dentro das escolas e do tempo e energias desperdiçadas a justificar o que não tem justificação. São toneladas de papel que se gastam e que podiam muito bem ser evitadas se não fosse a tal teia burocrática que existe e precisa de se alimentar.

No regresso às aulas do 2º período os professores foram confrontados com imensos relatórios e actas para fazer. Veja-se o Simplex!…a maioria dos relatórios eram feitos no final de ano (com as devidas excepções) onde as papeladas eram imensas para preencher e descrever, mas à luz da nova lei estes relatórios passam a ser periodais o que vem simplificar e muito (não sei a quem) o trabalho organizativo e melhor gestão??? de recursos.

Relatórios e outros documentos a serem apresentados neste início de 2º período: relatório de disciplina, relatório de coordenação, relatório de área de projecto, relatório de estudo acompanhado, relatório de formação cívica, relatório de conselho pedagógico, relatório sobre cada uma das turmas, planos de recuperação, planos de desenvolvimento, relatório dos nee, relatório da disciplina com mais de 50% de negativas, relatório dos clubes, fazer programas educativos para casos especiais, actas sobre cada uma das reuniões que dão origem a estes relatórios e ainda para não falar nas planificações periodais que é preciso apresentar. Só hoje fiz relatórios e actas correspondentes a 27 folhas e ainda a missa vai no adro.

Veja-se a cadeia dum simples caso: existem quatro departamentos curriculares na escola que por sua vez englobam várias disciplinas e o departamento ao qual sou coordenador é constituído por sete disciplinas do 2º e 3º ciclos. Cada delegado ou representante de disciplina faz um relatório sobre a sua disciplina neste 1º período e entrega ao coordenador que por sua vez faz um relatório sobre esses sete relatórios e entrega a um responsável que por sua vez vai fazer um relatório desses quatro departamentos para depois ser lido em Conselho Pedagógico e em Assembleia de escola. E isto passa-se em cada um dos relatórios que aqui são descritos.

Pois a isto chama-se o Simplex nas escolas que vai dar muitos frutos neste ano de 2007, pelo menos é o que o Sr. Presidente da República espera.

 

Amigos do ARTE POR UM CANUDO (blog do Agostinho)

15 comentários

Comentar post