Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

Recados da Escola!..7

Professor Generalista!..

Hoje nas notícias das treze horas da SIC, vi uma reportagem numa escola da Vialonga sobre as novas medidas do Ministério da Educação que consistem num professor poder dar uma série de disciplinas aos alunos.

O mais engraçado disto é que a reportagem na referida escola tinha como novidade que tais medidas do ME não vinham atrapalhar essa escola porque a sua organização já há muito tempo tomou medidas nesse sentido. Referiu como exemplo que os professores de Português podem dar Inglês e os de Matemática podem dar Ciências como fosse mesmo uma novidade!.. É para rir!..e a forma como a noticia foi dada, ainda se torna mais anedótica aos professores, pelo menos os do 2º Ciclo, porque sabem que estas disciplinas sempre foram e podiam ser dadas por um dos professores referidos e ainda se pode acrescentar mais umas áreas curriculares não disciplinares como a Área de Projecto, o Estudo Acompanhado e a Formação Cívica que todos e não só estes podem dar.

O ridículo é  que a notícia é dada pela notícia e sem conteúdo algum...

Além da referida escola ter prestado uma informação que não corresponde totalmente  à verdade, porque todas as escolas já o fazem, parece também que o apoio por parte da comunicação social às medidas do Ministério da Educação já está na forja e pronto a entrar em acção mesmo não sabendo do que se trata.

Mais grave a nível de currículo é o que está para vir (minha opinião) e pronto a entrar em acção com a tais medidas em que um professor poderá dar desde a matemática ao português, passando pela maioria das disciplinas, ou seja, um professor generalista que sabe tudo. O pior disto é que pode acontecer que, o professor seja daqueles “maus profissionais do ensino” e poder prejudicar gravemente uma série de miúdos para sempre.

Eu como pai não gostaria duma situação destas. Acho que as especialidades ainda são o ponto mais forte de qualquer profissão. Saber de tudo um pouco é uma coisa e saber de tudo muito já me parece complicado e impossível.

Até agora falava-se das dificuldades do professor único nas escolas do 1º ciclo mas agora que os ventos mudaram, mudam-se também as opiniões e até se opina que estas “modas” sejam até ao final do 2º ciclo e por todo o ensino básico.

De melhoras desconfio eu…


10 comentários

Comentar post