Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Na Rota do Pinóquio!..

Pinóquio II

Pinóquio é um aluno que vem de uma família desagregada que vive do rendimento de inserção social e nada quer da escola. (Ver historial do pinóquio).
Pinóquio diz a toda a gente que nada teme e os colegas que se cuidem. Se não lhe derem o que pede ameaça: “ vou-te dar cabo do focinho”. Mas Pinóquio nestes casos o que diz cumpre e da ameaça passa à agressão. Quantos pais se queixaram à escola que seus filhos têm medo das ameaças e agressões do Pinóquio? A escola responde que segundo os direitos universais das crianças é um aluno como os outros e sendo menor tem direito à escola não podendo ser expulso. Diz ainda, que se ele fosse para casa a escola teria lhe dado o aval para ele ser marginal e sentir-se-ia culpada por isso.
Pinóquio cresceu ao sabor do vento tendo como família os grupos que o ensinaram a desenrascar-se em certas situações. A sua aprendizagem continua a ser a da rua, e apesar dos seus treze anos, tem uma vida repleta de noites de álcool. Surripiar, mentir  e ameaçar é o que ele sabe melhor fazer. Já várias vezes foi alertada a GNR para certas situações, mas ele que não é nada incapacitado nas suas faculdades já se apercebeu que a GNR nada pode fazer por ser menor e vai continuando na sua caminhada sem regras e sem lei.

Várias instituições estão alertadas para o caso e vão tomando algumas medidas, mas quem tem que ficar com o Pinóquio é a escola faça ele o que fizer. Uma coisa é certa a escola é que tem o problema nas mãos e é à escola que compete fazer tudo por ele. Como o pinóquio não gosta das aulas e a escola já nada lhe diz, então, a própria em parceria com outras instituições colocou-o numa oficina  de reparação de bicicletas e motos (estágio), que antes de entrar dizia:  gostava muito de aprender mecânica de motos e ter aquele emprego. Tinha umas horas na oficina e depois tinha umas aulas de recuperação na escola. Foi sol de pouca dura, porque pinóquio é filho do vento e nada o impede de roubar, fazer asneiras ou de faltar ao respeito a qualquer um. Foi expulso!..
Mais uma vez o regresso à escola a tempo inteiro e mais uma vez os colegas vão andar em pânico com o que ele possa fazer.
Muitas questões se levantam num caso problemático como este! Até que ponto os direitos do pinóquio poderão sobrepor-se aos direitos dos outros alunos? Só porque é filho do vento tem o direito de molestar os outros? Que poderão os pais dos outros fazer num caso destes? Parece-me que nada podem fazer já que as outras instituições e com muita responsabilidade no caso também não têm solução para o problema. Enquanto é jovem e recuperável para a sociedade as instituições não dão resposta. Todas estão à espera que ele atinja a maioridade para se descartarem do caso e depois a solução aparecerá, mas todos estão a advinhar qual será!...
Assim a escola que deveria apetrechar todos os alunos com as melhores ferramentas para a vida activa, vai gastando seus recursos (quantas reuniões e quantos professores e instituições no caso) em pinóquios que vão infestando as escolas.

 


Logo (1).jpg

 

2 comentários

  • Será que ninguém acha que os outros estão a ser muito prejudicados com os pinóquios que vão grassando nas escolas? Claro que sim professorinha!..Só que é politicamente incorrecto ser tão frontal e dizer as coisas como elas são. Os filhos (dos politicamente correctos) não vão para as escolas onde estão os pinóquios porque sabem que vão ser prejudicados. Também nas escolas evitam dar aulas às suas turmas e porquê? Todos nós cá dentro sabemos só quem está fora é que não. Quanto aos Dt´s talvez seja de estar muito tempo na mesma escola. Bjs
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.