Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Contentores: Sim ou Não?.1

 

Contentores: sim ou não?..1

 

Na Área de Projecto (área curricular não disciplinar que tem como princípio a metodologia de projecto), foi pedido aos alunos pelo clube do prosep (clube  que trata do ambiente) que fizessem uns contentores para recolha de papéis, plástico e pilhas, juntando a sua criatividade à concepção e realização dos trabalhos à sua escolha.

Depois de uma abordagem sobre os benefícios da recolha dos papéis, plásticos e pilhas, da política dos 4 r (reaproveitar, reduzir, reutilizar e reciclar), tratando-se de um dever de todos para o bem da humanidade e do planeta, os alunos idealizaram o seu contentor. Como lhes não foi exigido nenhum plano rígido a seguir e até lhes foi pedida a sua criatividade na elaboração dos contentores, o resultado está à vista (ver fotos).
Imaginação não lhes falta e foi aparecendo cada contentor que mais pareciam obras de arte e novo problema surgiu! Valerá a pena pôr estes recipientes nos vários pontos da escola para cumprir a sua função? Como não tinham sido indicados os lugares onde cada grupo iria pôr o seu contentor, agora nenhum quer que o seu trabalho seja posto cá fora à chuva nem nos sítios onde há mais concentração de alunos que os possam estragar.

É de referir que estes trabalhos (contentores) foram feitos só com o reaproveitamento do cartão, jornal e garrafas de água que iam para os contentores do lixo.

O que é certo é que até os próprios professores da área de projecto deliram com estas situações por verem a preocupação deles na protecção do seu trabalho (já aconteceu noutras alturas ver postes de cavalo ou burro?).

Vai haver mais uma aula para discussão do que se vai fazer aos contentores e se o problema persistir, chamar-se-á a responsável do prosep que terá também uma palavra a dizer.

Também para referir que as aulas de projecto acabam por se fazer coisas maravilhosas e os alunos ficam com aprendizagens capazes de os ajudar no futuro, embora sejam muito trabalhosas para os professores porque os alunos devem ter a liberdade da criação em grupo, o que origina conflitos que o professor tem de saber gerir muito bem.

Mas vale a pena!..

    

Ver mais fotos de contentores

 

Ver outros postes sobre Área de Projecto:

 

Cavalo ou burro?..1

 

Cavalo ou burro?..2

 

Cavalo ou burro?..3

 

A todos os bloguistas.. Bom fim de semana

Amigos do ARTE POR UM CANUDO (blog do Agostinho)

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.