Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

WebQuest - Módulo/Padrão

  Clicar na Imagem

Recurso para a disciplina de EVT

 

A Webquest como investigação orientada.

Muitos de nós professores, já pedimos aos nossos alunos actividades de trabalho de grupo, em que a informação recolhida pudesse ser feita através de pesquisas via Internet. As orientações que damos (sem querer generalizar) aos nossos alunos incidem, apenas, na forma como poderão fazer a pesquisa, limitamo-nos a indicar o motor de pesquisa (geralmente o google ), a informá-los que devem introduzir uma palavra relacionada com tema do trabalho e a tentar abrir os diversos sites que aparecem, de forma a encontrar a informação pretendida.

A título de exemplo, se colocarmos a palavra poluição no motor de pesquisa, aparecem 4.800.000 (até a data desta publicaçãopossibilidades de consultas de sites. Se para nós não é nada fácil procurarmos a informação que pretendemos nessa quantidade de sites, imaginem para crianças de 10-13 anos a complexidade que será essa procura.
Para além da quantidade de sites a pesquisar também se põe o problema da credibilidade da informação disponibilizada pelos sites, tendo em conta a exactidão científica da informação.
Para resolver estes problemas, o professor pode sempre recorrer às WEBQUESTS . A webquest é “uma proposta de trabalho a ser desenvolvida em grupo, disponibilizada on-line, concebida e implementada por professores para ser resolvida por alunos, tirando partido da informação existente na web” (Dodge , 1995).
Na construção da webquest , o professor deve sempre fazer uma pesquisa de sites para avaliar o rigor do seu conteúdo e da sua adequação à idade dos seus alunos. Assim, os alunos apenas consultam os sites, seleccionados pelo professor, com conteúdo relevante para a elaboração do trabalho. Para além da disponibilização dos sites a consultar, a webquest orienta o aluno em todo o processo de resolução do trabalho e expõe a forma como os alunos vão ser avaliados.
A webquest é constituída por seis componentes: a introdução, as tarefas, o processo, os recursos, a avaliação  e a conclusão ( para saber mais pormenores sobre cada um dos componentes, faça um clik sobre eles).
Esta estratégia de aprendizagem, que constitui uma actividade orientada para a pesquisa em que toda ou quase toda a informação se encontra na Web , promove o desenvolvimento de competências como a autonomia, o espírito colaborativo, a cooperação, a partilha de experiências, o confronto de ideias e a selecção crítica da informação.
 
Texto retirado do Blogfólio
Amigos do ARTE POR UM CANUDO (blog do Agostinho)

12 comentários

Comentar post