Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

Fragmentos da educação.

Pinóquio V

 

Pinóquio que já muito aqui se falou teve na avaliação final a sua recompensa. O sistema acautela os “anti-sociais” e como não tem resposta para os problemas que eles causam, resolve-os desta forma TRANSITANDO-OS ao abrigo duma alínea dum Dec. Lei “especial”. Nem precisou de ser avaliado às disciplinas curriculares. Para o ano vai continuar a sua senda. 

Como se está em avaliações, as peripécias do sistema vão sendo contadas pelos Directores de Turma acerca dos seus alunos e dos seus Encarregados de Educação. Uma chamou-me particularmente a atenção até porque faz parte duma turma que tenho. Um outro Pinóquio, que está a despontar, porque começa a ter semelhanças com aquele que já foi referido várias vezes neste blogue, foi apanhado num destes dias com um maço de tabaco e foi-lhe retirado, sendo este entregue a um elemento do Conselho Executivo porque a Directora de Turma não se encontrava na escola. O novo Pinóquio chegou ao Conselho Executivo e exigiu o maço de tabaco dizendo que era de seu irmão. O elemento do Conselho Executivo disse-lhe em tom irónico: só o dou se for à tua mãe! Passados poucos minutos lá estava a mãe (encarregada de educação) a exigir que se desse o maço de tabaco ao filho. Na reunião de avaliação o Director de Turma comunicou que a mãe do referido aluno nunca veio à escola para saber do aproveitamento/comportamento do filho, nem mesmo quando foi convocada com carta registada e aviso de recepção por várias vezes para assinar uns planos de seu filho.

A conclusão é o que todos pensaram e logo atiraram ao Director de Turma: se queres que a mãe venha à escola assinar os papeis, tens que usar uma estratégia semelhante, comunicando à encarregada de educação que foram tirados os cigarros ao filho e que os venha buscar. Pode ser que sim!…e o Director de Turma tenha mais sorte.

Mas ainda bem que nem tudo é assim e que existem fragmentos bem mais positivos que nos enchem de felicidade e nos orgulham de fazer parte desta diversidade do sistema educativo.

 


12 comentários

Comentar post