Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Passeio dos Idosos - J.F. Parada de Gonta

 

No dia de 30 de Julho de 2007, a Junta de Freguesia de Parada de Gonta, organizou o passeio dos idosos com o seguinte percurso:

Parada de Gonta -  Santuário de Santa Helena (Tarouca) – Salzedas – Trancoso – Castelo de Marialva (Meda) – Pinhel – Almeida – Fuentes de Hoñoro –  Parada de Gonta.

Com saída às 8.30h, chegou-se ao Santuário de Santa Helena pela volta das 10.00h. Aqui foi-nos contada a história de construção da capela e citando o Site da Paroquia de São Pedro de Tarouca A esta capela anda ligada uma lenda, à semelhança do drama imortalizado, por Almeida Garrett. A uma nobre dama de Tarouca, é comunicado que seu amado esposo morre, na defesa dos Lugares Santos para onde tinha partido, como valoroso cristão, integrado nas Cruzadas. Chorando seu infortúnio e, depois de casada, em segundas núpcias, é confrontada com o regresso do primeiro marido. Não suportando a vergonha, retira-se para aqui, lugar ermo, propício à meditação e, com autorização do Abade, manda construir o templo, que, seria da invocação inicial de Santa Cruz”. Depois da visita ao lindíssimo local onde fica situado o santuário e com passagem pela gruta do túmulo da eremita, foi a visita ao Convento de Salzedas, à Igreja e à Judiaria onde tivemos direito a visita guiada pelo padre António Seixeira e muito bem apoiada pelos paradenses que revelaram que os momentos de cultura fazem parte dos seus hábitos. Ao padre António Seixeira ficamos-lhe reconhecidos pela sua amabilidade, a sua disponibilidade e pelos momentos de cultura que nos proporcionou. Através dele ficamos a conhecer toda a história daqueles monumentos que são património valiosíssimo de todos os portugueses. Por volta das 14.30h, porque a visita guiada aos monumentos de Salzedas estendeu-se para mais tempo do que o previsto, foi a vez do almoço no parque das merendas (jardim) de Trancoso. Foi lindo ver as pessoas a partilhar as suas coisas, revelando a camaradagem que existe nesta terra. Todos juntos em harmonia deglutimos o almoço bem regado com a pinga da nossa terra.

Depois da passagem por Pinhel fomos para Almeida, onde fizemos uma visita pelo interior das muralhas. Pelas 19.00h, chegamos a Fontes de Hoñoro para uma paragem e onde alguns se abasteceram num mercado daquela zona. Na viagem de regresso a Parada de Gonta, ainda fizemos uma paragem num parque de merendas em Moimenta da Beira para apaziguar o estômago e refrescar as gargantas que o dia estava de muito calor. Chegamos a Parada de Gonta por volta das 22h30min.

A Junta de Freguesia agradece a todos os que participaram nesta viagem…

 

Ver fotos do Passeio

http://www.flickr.com/photos/92708150@N00/sets/72157601129164764/show/ 

 

VER TAMBÉM NA PÁGINA DA JUNTA DE FREGUESIA

Amigos do ARTE POR UM CANUDO (blog do Agostinho)

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.