Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Noites de Verão em Parada de Gonta.

 

No post anterior dizia que “As noites de Verão na minha aldeia, são de tal forma movimentadas de gentes e têm uma intensidade de vida que fazem inveja a qualquer outra”. Depois da semana cultural da ACR  “Os Amigos” e das festas de Santa Ana que se prolongaram até ao dia 7, no dia 8 já tínhamos nova animação nestas noites de Verão.

Mais uma vez, foi o largo do jardim de Santa Ana que serviu para um momento de elevado nível cultural e camaradagem entre os elementos do Rancho Folclórico de Parada de Gonta e os elementos do Rancho da República Croata que brindaram os presentes com cantigas e danças das suas regiões. O Rancho Croata tem estadia em Parada de Gonta a convite do Rancho Folclórico de Parada de Gonta para participar no 24º festival internacional que se vai realizar no dia 11 de Agosto, pelas 21.30 horas. Entretanto, vão animando as noites na aldeia com as suas danças tradicionais e a sua boa disposição alegrando as gentes que passam no Jardim de Santa Ana.

Parada de Gonta, nas noites de Verão tem animação e em qualquer canto ou recanto da aldeia serve para se fazer um momento de animação cultural.

Não me canso de repetir e mais uma vez citando Tomás Ribeiro no seu livro D.Jaime “ Que fresca aldeia formosa na margem do meu Pavia! tão branca, tão buliçosa, tão sussurrante e donosa no seu copado arvoredo, como festiva Fogaça, num dia de romaria………não achais o quadro belo? pois bem, a aldeia era assim”.

No século XIX., já Tomás Ribeiro pintava a sua aldeia, com uma magnifica paleta de cores numa tela que ainda hoje se mantém inalterada.

É o belíssimo quadro de Parada de Gonta em dias de romaria.

 


Logo (1).jpg

 

1 comentário

Comentar post