Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Masoquismo ou medo?

Acabam oficialmente no dia 3 de Setembro as férias para todos os  professores.

Depois da imposição às escolas dum modelo de organização dos professores em duas categorias com fins puramente economicistas, com objectivos e fins muito difusos mas que se diziam em prol da melhoria da qualidade da educação, vai começar o novo ano lectivo com as mesmas roupagens e com a tão propagandeada melhoria da qualidade do ensino vista por um canudo.

 

A clara mudança que houve para este ano lectivo que vai iniciar foi a divisão dos professores em duas categorias: Professor e Professor Titular.

Que é que isto traz de novo para a melhoria das aprendizagens dos alunos ou para melhorar a qualidade do ensino? Nada!..Exclusivamente nada.

Se os profissionais são os mesmos, as escolas as mesmas, os alunos os mesmos, os meios os mesmos, as turmas grandes e com muitos alunos com necessidades especificas, as grandes cargas horárias as mesmas, a gestão a mesma, etc, etc., o que levará o ME a julgar que com estas medidas impopulares da divisão da classe, opinião da maioria dos docentes, vai conseguir inverter aquilo a que chama a rotina da baixa qualidade do ensino.

Será porque houve uma classe que foi dividida por razões especificamente economicistas que os leva a pensar assim? Será porque o grande descontentamento que grassa na classe docente pela maioria das medidas tomadas pelo ME, no afrontamento e mesmo achincalhamento que fez aos docentes, os leva a pensar assim? Ou será que vai impôr a lei da rolha e combater os docentes através do medo? A não ser assim parece querer chamar masoquistas à classe dos professores.

A todos os trabalhadores da Educação um bom regresso à escola!..

 OBS: Há um ano tinha editado um post com o titulo "medo"

 

Amigos do ARTE POR UM CANUDO (blog do Agostinho)

24 comentários

Comentar post