Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

Professor Titular..O Salvador?

 

Professor Titular…O Salvador?

Mas será que alguém de bom senso acredita que as coisas vão melhorar só porque foi criada a categoria de professor titular?

Passou para a opinião pública que esta divisão de professores iria criar mais estímulos e motivação a todos os professores e por consequência melhorias na qualidade de ensino. Uns porque eram titulares e outros porque lá queriam chegar. Pois o engano começa por aqui.

Aos professores titulares foi-lhes impingida a avaliação dos colegas sem meios para isso.

Numa reunião de coordenação foi-lhes dito: Vocês têm que fazer a avaliação dos colegas do vosso departamento, desenrasquem-se e arranjem a melhor forma para isso.Pura e simplesmente não lhes foi atribuído qualquer crédito horário para estas funções de avaliação e com o acréscimo de terem que observar as aulas dos colegas do seu departamento, que agregam várias disciplinas, e ainda para reuniões de articulação entre os mesmos. Por aqui se vê que os registos de observação acabam por não ser fiáveis e só quem der nas vistas é que não passará despercebido. Faço-me entender?

Para aqueles que querem subir na carreira e aqueles que querem chegar a professores titulares, a desmotivação também vai ser um factor a ter em conta, porque se vão aperceber que no meio deste sistema de avaliação vai haver muito jogo sujo.

 

Fica aqui o registo de um comentário meu (do arte)  ao colega Peciscas.

Mantenho exactamente essas preocupações Peciscas. Hoje o que ouvi sobre o que têm que fazer os professores titulares até dá angústia. Vão avaliar os colegas sem se saber como o irão fazer e logo se vê o clima que vai trazer esta situação. Numa reunião foi-lhes dito que irão ter que fazer uns critérios nos quais vão fazer a observação dos colegas para os avaliar. No meu caso com 11 colegas de várias disciplinas pertencentes ao Departamento que sou coordenador vai ser terrível. O mais engraçado disto tudo é que o coordenador vai observar os colegas sem ter horas no seu horário para isso. Se tem um horário completamente cheio, porque assim mandou a Sr. Ministra, como se vai fazer a observação dos colegas e como se vai conseguir manter um registo adequado das suas actividades? Não sei e não creio que isto vá continuar assim. Mas uma coisa é certa, este ME conseguiu pôr colegas uns contra os outros e creio que vai dar origem ao favorecimento de compadrios. Um abraço Peciscas.

 


8 comentários

Comentar post