Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Incertezas do ensino..2

 

 

A escola anda numa agitação por causa de alguns pedidos aos professores  sobre articulações curriculares para tudo que existe. São articulações no projecto educativo, são articulações no projecto curricular de cada turma, são articulações para as áreas não disciplinares e agora são as articuçações para a Coordenação do Departamento.

Para tudo são articulações, quem manda pode... só que não sabe porque se manda. Diz o CE que são directrizes do ME e o mexilão (faz de tudo) vai acatando tudo o que se lhe pede  e vai produzir mais papelada.Faz parte da engrenagem do elo da burocracia. O que interessa é a papelada desde que esteja com boa apresentação mesmo não servindo de nada para os alunos, isso sim... é o que os nossos responsáveis querem para poderem justificar que vai tudo bem.

O que ninguém é capaz de ter coragem de dizer à Srª MLR é que quanto mais se preocupa o professor com papelada menos se preocupa com os alunos porque o tempo não chega para tudo. Se os professores fossem a cumprir as aberrações das articulações não poderiam dar os programas e a maioria dos conteúdos ficaria aquém do desejado. Depois lá vem os exames que nada tem a ver com as articulações...

Um exemplo para EVT: faria só desenhos de acordo com uma ou outra disciplina e pouco mais se as articulações fossem cumpridas à regra.

Também hoje quinta-feira, reparei que os alunos estavam muito agitados e procurei saber a razão. Fiquei a saber que os alunos só podem ter uma hora para comer porque se forem duas horas é considerado furo e então são obrigados a irem para a biblioteca, caso contrário têm falta.

Outra hora considerada furo é no final do dia à última hora em que eles iam mais cedo para casa, já não o podem fazer porque é obrigatório permanecerem na biblioteca até ao último toque  da escola. Os alunos entram às 8.30h na escola e saiem às 17.30 h, só com uma hora para almoço.  Veja-se as horas que os alunos têm que estar dentro de quatro paredes.

Outra consequência grave desta medida é que a biblioteca passa a não ser um local tranquilo para estudo ou para fazer qualquer trabalho de investigação.

Os alunos que iam até à biblioteca nessas horas livres para preparar seus trabalhos, passam a ter mais um problema..é que agora também lá estão os outros que nada querem da biblioteca e só estão lá porque são obrigados,  por isso as condições ideias para estudo desaparecem.

Obs: Hoje é o Dia Mundial do Professor.

 

Amigos do ARTE POR UM CANUDO (blog do Agostinho)

5 comentários

Comentar post