Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

Balanço da J.F. de Parada de Gonta do ano 2007

Balanço do mandato no ano 2007

Realizou-se no dia 28 de Dezembro de 2007 a Assembleia de Freguesia de Parada de Gonta, na sede da ex-Junta de Freguesia pelas 20.30h.

Foram descritas as actividades realizadas pela Junta de Freguesia nestes últimos três meses e também foi aprovado o Orçamento para 2008 com as opções do Plano de Investimentos.

Para 2008 prevê-se a asfaltagem de algumas ruas e o calcetamento de zonas de requalificação por se enquadrarem nas consideradas zonas históricas da aldeia. Também está previsto a continuação do saneamento que ficou por acabar. Todos sabemos que a Junta de Freguesia de Parada de Gonta não tem fundos de receita para poder decidir e fazer por si só as obras de que necessita. Para isso precisa do apoio da Câmara Municipal de Tondela e tudo fazemos para o conseguir. Não venham dizer que a Junta de Freguesia não apresenta obra. Não é verdade, porque a obra apresentada é aquela que nos deixam fazer e não a que queremos fazer. Todos sabem também que esta só é feita com protocolos com a Câmara Municipal de Tondela, embora sejam apresentados vários projectos (necessidades) a Câmara é que escolhe qual ou quais a que dá apoio.

Não estamos parados e a razão de apresentarmos um orçamento com o dobro do orçamentado do ano 2007 só é possível porque concorremos a projectos de vária ordem. Não nos limitamos aos projectos que a câmara nos apoia, mas também  a outros de fundos estatais. Uns ganham-se como o “KIT de incêndios” e possivelmente outro de grande monta e outros perdem-se como possivelmente os que concorremos à Adices. Estes projectos levam o seu tempo e é preciso estar atento ao que se pede o que leva os três elementos da Junta de Freguesia a estarem constantemente em actividades e não só aquilo que o público vê. É de referir que estamos em regime pós-laboral, ou seja, os elementos da Junta de Freguesia têm o seu trabalho, a sua vida profissional e só depois é que vão para o serviço público da Junta, porque apesar de esta Junta de Freguesia ter cerca de 900 eleitores não tem ninguém a serviço permanente que possa tratar das papeladas, enquanto e segundo a lei 11/96 de 18 de Abril se a Junta de Freguesia tivesse mais de 1000 eleitores já teria direito a uma pessoa a serviço permanente a meio tempo. O trabalho é praticamente o mesmo, o tempo que temos para estes projectos e tratar das necessidades da Freguesia é que começa a não chegar.

Não se vai salientar o que foi feito nem o que falta fazer porque tudo já foi dito. Mas uma coisa não deixamos esquecer, o tratamento que esta Junta de Freguesia tem para com a população, no respeito e na igualdade. Tem atendido todos da mesma forma tentando resolver e solucionar da melhor maneira os seus problemas, umas vezes com a colaboração da CMT (Câmara Municipal de Tondela) e maioria das vezes através do diálogo e  entendimento entre as partes. Também de positivo foi o apoio às escolas, nomeadamente, através das refeições aos alunos e transportes dos mesmos para estas e para escola e ainda melhoramentos e arranjos nas instalações escolares.

Também se melhorou e embelezou o cemitério com melhor acessibilidade à água para limpeza das campas e ainda foram feitos outros melhoramentos e acatadas novas regras de utilização dos utensílios. Uma coisa é certa, pode-se considerar Parada de Gonta como uma terra limpa e asseada tendo para isso a Junta de Freguesia recorrido ao Centro de Emprego para contratualização de pessoal e também recorrido a pessoal especializado da terra.

Em nome da Junta de Freguesia de Parada de Gonta, desejo a todos os Paradenses residentes e emigrantes umas BOAS ENTRADAS NO ANO DE 2008.

Em nome pessoal a todos os bloguistas que aqui passam desejo BOAS ENTRADAS NO ANO DE 2008.


6 comentários

Comentar post