Dia D
Hoje foi o dia D, dia escolhido pelos sindicatos/plataforma sindical para que os professores nas suas escolas reflectissem sobre o acordo /entendimento entre o Ministério da Educação e a Plataforma Sindical. Foram feitos muitas reuniões, sem perda de aulas, é bom que se refira isto porque muitos “fazedores de opinião” vão dando os seus palpites e dizem que os professores querem estas reflexões só para não terem aulas e o que fica depois deste dia é que o "elan" das 100.000 pessoas a manifestarem-se e a pressionarem os nossos governantes está a diluir-se nestes fictícios entendimentos entre o ME e os Sindicatos.
O Dia D para muitos é:
DERROTA
DESILUSÃO
DESUNIÃO
Entendo que ambas as partes precisavam de fazer algo para comunicarem VITÓRIA e foi o que aconteceu. Nem recuo do Ministério, nem avanço dos Sindicatos, mas sim um entendimento como que um retemperar de forças para o novo combate que se avizinha. Foi o hastear da bandeira branca para que passe o tempo que resta a este ano lectivo, para que acabe da melhor forma sem alterar a rotina das aulas e das avaliações dos alunos.
Mas aquele movimento por uma causa que levou 100.000 almas a gritar e ir para a rua está a esfumar-se à medida da desilusão que se vai criando.
Depois deste dia D nunca mais a chama será a mesma.