Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

Provas de aferição a L.P. e Mat.

 

Dia 16 e 20 de Maio de 2008, os alunos do 2º Ciclo vão fazer as provas de aferição a Língua Portuguesa e Matemática para medir as suas aprendizagens a nível nacional. A partir daqui vão também aparecer os famosos Rankings para posicionar segundo os seus critérios as melhores escolas.

Têm os professores feito diversas reuniões para que estas provas corram dentro do rigor que é exigido. Estas  comparandas com os exames do 9º ano, são muito mais rigorosas a nível de regras e qualquer falha nessas regras por parte do aluno é logo convidado a sair da sala. Os professores com regras muito rígidas que têm que cumprir e qualquer falha pode levar a um processo de incompetência. Até aqui tudo bem há que cumprir.

O que torna este processo muito sério, rígido e ridículo é na sequência do texto que os professores vigilantes têm que ler em voz alta aos alunos, vem este parágrafo e cito Uma outra coisa que eu tenho de vos dizer é que esta prova é muito importante, ainda que dela não dependa a vossa transição para o 3º Ciclo – 7º ano de escolaridade. As informações que forem obtidas com esta prova vão permitir melhorar o trabalho dos professores”.

Parece ridículo que depois de regras tão rigidas a nivel de procedimentos da realização da prova, se convide os alunos a facilitarem a sua atenção/concentração porque as consequências não são para eles, talvez a intenção seja dizer que é para os professores.

Rigidez e facilitísmo é como 2 em 1. Uma no cravo (para os alunos) outra na ferradura (para os professores) também vale.

 


6 comentários

Comentar post