Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

Recepção ao caloiro!..

 

Logo pela manhã, Pais/EE e filhos esperavam com ansiedade este tão desejado dia: o primeiro dia na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Lajeosa do Dão!

Um dia para nunca mais esquecer, porque tudo ia ser novo e diferente! Tão lindos e tão singelos com os olhitos a transbordar de curiosidade e de aventura… Sabia-se que, tal como de costume, iam ser recebidos com “pompa e circunstância”, porque eram (e são os caloiros).

Lá bem no fundo adivinhava-se-lhe a inquietação: “como irá ser o baptismo? Quem será o meu padrinho?” Por sua vez, os Pais/EE esperavam certezas e alguém que lhes indicasse agora o novo percurso escolar dos seus “meninos”.

 A festa foi preparada em segredo pelas directoras de turma dos 5º e dos 9º anos (Dr.ª Lúcia Almeida, Dr.ª Margarida Henriques e Dr.ª Antonina Rodrigues, com a colaboração dos nossos alunos finalistas do 9º ano e do 2º CEF (com a sua Directora de turma, D.ª Conceição Elias).

Não se tratava de um dia qualquer… Importava dar força a estes pais e pedir-lhes a sua ajuda nesta tão nobre missão de educadores. Na verdade, “A família também ensina. Ensina com os hábitos que adquiriu, com os valores que pratica, com a linguagem que usa, com as regras que institui. (…)”. Foi nesta linha que decidimos apostar, envolvendo os “pais” e os “filhos”, tendo pensado numa recepção que conjugasse os interesses destas crianças, as histórias e os livros (uma vez que durante estes anos eles foram os leitores mais interessados e participativos, através dos Baús Pedagógicos deixados nas escolas EB1) e a necessidade de um estreitamento, cada vez maior, entre a Escola e a Família.

O dia começou com a recepção de todos os Pais/EE e alunos do 5º ano, na sala de Grandes Grupos, por parte do Presidente do Conselho Executivo, tendo-se seguido a apresentação das respectivas directoras de turma e um breve encontro com a turma e seus Pais em salas distintas. Pelas 10:15m, dirigiram-se então à sala dos Alunos onde já se encontravam os respectivos padrinhos, os alunos do 9º ano de escolaridade.

Após os juramentos de padrinhos e afilhados deu-se início à prova “De livro fechado, não sai letrado” em que cada aluno do 5º ano retirava de dentro de um baú um livro e tinha que percorrer com o livro na cabeça (e sem a ajuda das mãos) um labirinto até chegar “à outra margem” onde se encontravam os padrinhos. A cada título do livro correspondia um padrinho, pelo que à medida que cada aluno fazia a sua prova, ia encontrando o seu “protector” que logo se apressava a levá-lo ao alguidar para receber uma boa colherada de água do Sr. Luís Caetano, vestido a rigor, conforme já vem sendo uso nesta escola!

Findo o baptismo, foi feita uma visita guiada à escola com dois pontos de paragem obrigatórios: um no refeitório, onde decorreu uma acção de sensibilização sobre a alimentação, dinamizada pela Dr.ª Maria Nunes e Drª Maria Trigo, e outro na Biblioteca para apelar ao estreitamento de laços entre a Família e a Escola, ao papel dos pais na promoção da leitura e no desenvolvimento pessoal e social dos seus educandos, dinamizada pela Dr.ª Lúcia Almeida, enquanto coordenadora daquele serviço e coordenadora dos Directores de Turma.

A manhã terminou com um buffet na Biblioteca preparado pelos nossos finalistas do Curso de Educação e Formação e pela nossa cozinheira e ainda com a distribuição de um guião aos Pais/EE e um convite para a sua visita na próxima exposição a realizar naquela BE/CRE, de 13 a 31 de Outubro.

A todos os caloiros, votos de um Bom Ano Escolar!


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.