Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

Objectivos Individuais e a 1ª semana de aulas.

 



     Depois da 1ª semana de aulas, os professores começam a preparar-se para os primeiros passos da avaliação. Existe uma certa ansiedade e murmura-se sobre os aspectos da avaliação e das suas consequências se as coisas correrem mal. Uma coisa é certa, a preocupação da melhor forma de como se vão dar as aulas parece que desapareceu. Todos procuram inteirar-se é da forma como se elaboram os Objectivos Individuais, mesmo os mais cépticos que sempre julgaram que este processo não tinha pernas para andar.
Um alerta!..Cuidado com objectivos individuais muito ambiciosos, porque é deles que vai saír uma boa parte da avaliação. Devem ser realistas, concretizáveis e de acordo com as características dos alunos que se tem. Um bom indicador das características dos alunos e do meio onde estão inseridos é o Projecto Curricular de Turma.
O Projecto Educativo é um dos referenciais de indicadores das metas para a Escola/Agrupamento, e é nele que se vai buscar a maioria das informações sobre o que se pretende para a escola, mas o PCT é mais específico para uma turma. Por exemplo, uma das metas à disciplina x é chegar aos 90% de sucesso, porque nos tês últimos anos a média dessa disciplina x, foi de 85%. Quer isto dizer que nas turmas da disciplina x, a média do sucesso nos níveis foi de 85%, e pretende-se como diz no Projecto Educativo chegar aos 90% de sucesso, mas imagine-se que uma das turmas incluídas nessa média, conseguiu só 50% de sucesso, por aqui se verá que será muito difícil alcançar a meta do Projecto Educativo. Se no PCT estiverem explicitadas as dificuldades dessa turma, o objectivo já poderá não ser o do Projecto Educativo.

Para elaborar os objectivos individuais, temos que nos cingir aos seguintes referenciais:

Ficha de Avaliação Diagnóstica da Turma;

Projecto Curricular de Turma;

Projecto Educativo;

Projecto Curricular de Escola/Agrupamento;
PAA.

 

A todos um BOM TRABALHO.

 


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.