Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Programa Comenius/Rancho Folclórico de Parada de Gonta

Ao longo de dois anos lectivos, 2008/09 e 2009/2010, a Escola da EB 2,3 Prof. Dr. Mota Pinto, irá participar no Programa Comenius, no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, da União Europeia. Este projecto consiste numa Parceria Multicultural entre Escolas que envolve a escola e ainda outras quatro escolas europeias da Bulgária, França, Hungria e Polónia.
 O tema global do projecto é: “Os jovens no nosso XXI: entre dificuldades e expectativas” e, neste âmbito, serão abordados temas com os quais os jovens se defrontam nos dias de hoje, tais como a violência, a exclusão social, o racismo, a discriminação, a xenofobia, o preconceito, os estereótipos, entre outros. Os alunos da escola terão a oportunidade de debater e trabalhar estes temas tão actuais com jovens da mesma idade, oriundos das outras quatro escolas parceiras e, principalmente, que se digladiam também com os mesmos problemas.
            Estas temáticas serão abordadas em simultâneo pelos alunos das 5 escolas parceiras, e os trabalhos realizados em cada país serão partilhados com os colegas via Internet ou correio tradicional e publicados num website comum.
            Foi a semana de 13 a 17 de Outubro de 2008 que envolveu os alunos, professores, funcionários e pais que aderiram ao projecto e onde houve de tudo um pouco, desde a cerimónia de recepção, aos alunos assistirem às aulas portuguesas, visitarem e serem recebidos nos paços da Câmaras Municipais de Tondela e Viseu, visitarem a região onde a escola está inserida e sempre acompanhados dos alunos da EB 2,3 Prof. Dr. Mota Pinto que com eles partilham este projecto. Foi uma forma de socialização entre os alunos dos vários países e também o conhecimento de usos e costumes de cada país que se foram revelando ao longo da partilha da semana que passou.
            Para encerrar o Programa Comenius e desejar boa viagem até aos seus países às escolas participantes no projecto de parcerias multilaterais, escolas de França, Bulgária, Hungria e Polónia, o Agrupamento de Escolas da Lajeosa do Dão, organizou uma cerimónia de encerramento  com um jantar de despedida onde  participaram os  professores, funcionários, alunos, pais e familiares aderentes ao projecto. Para abrilhantar a cerimónia actuou o  Rancho Folclórico de Parada de Gonta, uma fadista e um grupo de alunos da Hungria e outro da Bulgária.
             Depois foi a despedida entre os alunos da escola e seus colegas estrangeiros e ainda entre os colegas professores dos vários países. O que se viu foram muitos alunos emocionados com a despedida e a lágrima ao canto do olho fez a sua aparição das amizades construidas.
Boa viagem e até Março para novo encontro na Bulgária.
 
Ver Vídeo do Rancho Folclórico de Parada de Gonta


Logo (1).jpg

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.