Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

3º Aniversário da JF de Parada de Gonta.

 

 

Faz hoje dia 31 de Outubro, 3 anos, que a Junta de Freguesia de Parada de Gonta tomou posse.

No primeiro ano, ainda havia muitas esperanças que as coisas corressem pelo melhor. Nesse 1º ano a esperança era ainda bem latente nas manifestações espontâneas dos paradenses. Alguns ainda podem duvidar e perguntar o que correu mal? falo em nome pessoal e não da instituição que represento, sobre o que acho da minha insatisfação.

Como atrás já tinha referido num post, o Município de Tondela tem 26 filhos, que precisam de ser alimentados dum bolo que devia ser repartido com critérios bem definidos nas proporções correctas para que ninguém ficasse com fome. Só que é  como aquelas mães que não deviam ser mães, mas são-no e fazem a descriminação dos seus filhos dando a uns alimento para poderem sobreviver enquanto que a outros mandam-nos desenrascar da forma como puderem. É o que acho que está a acontecer e é o que ouço em queixas dos paradenses sobre as melhorias de acessibilidades, saneamento e electrificação da sua terra. Parada …parou. Parece o slogan que melhor encaixa sobre o que está acontecer. Promessas foram muitas e algumas ainda podem ser cumpridas mas já não apagam a má memória destes três anos. Fomos contemplados com vinte mil euros num projecto de requalificação que os paradenses conhecem. Os outros ficaram na gaveta até melhores dias se os houver.

É pena que não se olhe para um elenco que fez o levantamento das necessidades da freguesia, cheio de boas intenções e com vontade de trabalhar em prol da terra e se olhe só para o seu umbigo. As Juntas de Freguesia, pelo menos as pequenas como a nossa, só servem para apararem as queixas e lamentações do povo, passarem uns atestados e uns registos de canídeos e pouco mais, porque a verdadeira decisão não está nas suas mãos. Queremos mas não podemos.

Foi assim que tivemos que nos desenrascar por outras formas para acabarmos o mandato (falta 1 ano) com algo que fique na memória das pessoas. Concorremos a vários projectos e pelo menos em dois fomos contemplados e que são uma mais valia para a terra. Fomos contemplados na área da prevenção de incêndios com um Kit de Incêndios de 1ª intervenção e uma carrinha com uma equipa de Sapadores Florestais ( este projecto foi em parceria com a Junta de Freguesia de S.Miguel do Outeiro e a Junta de Freguesia de Sabugosa). Também dignificamos o cemitério com uma calçada e mais uns arranjos pontuais em toda a Freguesia sem esquecer a herança que nos foi legada e já paga. Donde vem o dinheiro? As Juntas de Freguesia recebem anualmente do governo (FEF) cerca de vinte mil euros para ordenados e manutenção de pequena monta, mas que poupadinhos vão dando para apresentar alguma obra. Não esquecer que os atestados e o registo de canídeos também vão dando algum pé-de-meia para colmatar pequenas despesas.

Mas não é só de obra que vive o homem e pelo menos este elenco tratou todos os cidadãos de igual forma, com respeito e sempre disponível para ouvir e dar sugestões. Outra mais valia de Parada de Gonta e por todos reconhecida, mesmo os de fora, que é uma terra limpa, asseada e as suas gentes são de bom trato.

E pronto!..Fica o desabafo, do desalento que vai crescendo à medida do que se quer fazer e não se pode. 

 

Amigos do ARTE POR UM CANUDO (blog do Agostinho)

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.