Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

1ª Observação de aulas.

 

  

 

Depois das lutas entre ministério da educação e sindicato dos professores, que ainda continuam, sobre a forma e modelo de avaliação e contra os argumentos dos sindicatos representantes dos professores, foi imposta a obrigatoriedade de entregar os O.I. por parte do ministério e o consequente modelo apesar de se chamar simplex 2, mas que continua a ser a meu ver uma forma encapotada de avaliar aqueles que acham que podem chegar ao Muito bom ou Excelente.
Pois, hoje foi a 1ª observação que fiz a uma disciplina diferente da minha, seguindo o plano de aula, lá estava com papel e caneta na mão a verificar o cumprimento do plano de aula, a forma e a envolvência dos alunos no modo como assimilavam as aprendizagens adquiridas.
A aula observada correu muito bem, o plano foi cumprido e os alunos participaram activamente no desenvolvimento da aula, o que me levou a pensar, será que as aulas são sempre assim? A receptividade manifestada pelos alunos ao que o professor dizia será sempre desta forma? A envolvência do professor com os alunos, a prontidão com que eram chamados à atenção na correcção dos erros, sem qualquer alteração por parte do professor e por parte dos alunos será também sempre assim? E a aceitação das regras por parte dos alunos sem qualquer contestação também será sempre assim?
Para que tudo fosse o pleno só faltou a parte das Tecnologias de Informação, como exigem os parâmetros de avaliação definidos pelo ministério da educação, mas os recursos utilizados foram os necessários ao plano de aula traçado, por isso pode-se considerar que a aula foi muito boa.
O que deduzo pelo que verifiquei é que temos aulas muito boas, com professores excelentes e alunos atentos e participativos o que me leva a afirmar “calem-se as carpideiras que dizem que os alunos não têm valores e não querem trabalhar e que os professores não lhes sabem incutir valores e também não lhes ensinam nada”. Ou por outro lado será que, tudo isto já tinha sido ensaiado para que nada corresse mal?
O que pude verificar é que tudo correu bem e sem falar na outra componente da avaliação efectuada pelo Conselho Executivo, por este andar vai ser um caso sério atribuir as respectivas menções de Muito Bom e Excelente devido à limitação por via das cotas.

 

Amigos do ARTE POR UM CANUDO (blog do Agostinho)

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.