Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Que rica formação??


Não se percebe nem se compreende porque é que anda a DGRHE preocupada em mandar fazer formação aos professores avaliadores se nem eles sabem o que é que devem dar na dita "formação".. É uma perda de tempo.

Aconteceu hoje numa acção de Formação de Professores Avaliadores com o tema “Observação de Aulas”, em que todos julgavam que se iria fazer uma reflexão sobre os instrumentos de avaliação para observação de aulas, porque estando nos finais do 2º Período já existem algumas aulas observadas e por isso a curiosidade em saber mais sobre o assunto.

Acontece que nas 5 horas para formação, todos acabaram por sair como entraram, porque afinal era mais do mesmo, esta é a 3ª acção de formação sobre o mesmo assunto mas com nomes diferentes, tratando só conceitos teóricos sobre a avaliação e nada da forma como se deve proceder a essa observação, ou de reflexão sobre a que já existe, ou ainda a comparação dos instrumentos já existentes nas escolas sobre procedimentos correctos a aplicar.

Era esta acção mais uma vez para se fazer umas actividades de reflexão sobre conceitos como, avaliador, avaliado, supervisão, relações entre eles, etc., etc., etc. O próprio formador ficou admirado porque julgava que era para pessoal que ia ouvir estes conceitos pela primeira vez.

Do que se deduz é que as escolas têm que se haver com aquilo que produzem, porque não é com este tipo de acções que se formam pessoas para a forma como se deve proceder, a forma como se deve agir ou a forma como se deve construir os referentes de avaliação.
Daqui resulta que em todo este processo o bom senso tem que imperar entre avaliados e avaliadores, porque das acções com o nome de formação na avaliação só existe o nome.

 

 

 

 

Amigos do ARTE POR UM CANUDO (blog do Agostinho)

4 comentários

Comentar post