Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

Historiando Parada de Gonta (Ecos do 125º Aniversário)

Parada de Gonta remonta um Séculos Passados muitos, uma pré romanas epocas, Como atestam numerosos OS also e Vestígios como Castrejas fortificações, e Exemplo de Que o Castro dos Três Rios, local do Nosso Primeiro periplo cultural, iniciámos Onde um Nossa Viagem no Tempo.

 

Pergunta ... O Tempo ao Tempo

QUANTO TEM O Tempo Tempo? ...

 

Continuando um divagar Desta Pela História "fresca aldeia formosa" Digo-vos Que o topónimo Composto de Parada de Gonta derivados Seu No primeiro Elemento de - local de Descanso, número Percurso OU íngreme acidentado EO Segundo Elemento - Gonta e do atribuído à fantasia do poeta, Mas o Dr. Amadeu Ferraz de Carvalho, não Seu Livro "A Terra de Besteiros EO reais concelho de Tondela-Esboço Histórico e Toponímico" - (1945), Escreve: «O Nome da UM e determinativo de Germanico Homem, mencionado Entre OS nomos simples CITADA da obra de M. Lubke, Gonta <Gunta -  o Combatente ».

Citando Pais de Figueiredo - "A Origem toponímica de Parada de Gonta" (1965, p.14 e 15) - «A estribada Coisa, Como se Disse, Na Tradição, Explica-se Poucas Palavras los. O Duque de Lencastre era de Seu Nome Gant, pai de D. Filipa de Lencastre, Esposa do Nosso Décimo rei (D. João I), nascida do Primeiro matrimonio do Duque, Que FOI casado Duas Vezes. A Primeira Esposa FOI SUA D. Branca, de ascendência Castelhana ...

O Duque, NAS SUAS Andanças Pelo norte do Nosso País e particularmente Pelas Beiras, estacionou Algum tempo Durante, COM A SUA gente de Armas, um Curto deslado de Parada, se nao Sabendo AO Certo, SE FOI Aquela Permanência de Longa Duração Pequena ou.

Ora O Povo, que la Na Sua Percebe nada de filologias, NEM de glóticas, NEM de subtilezas Linguagem de ... nao tardou in afeiçoar Gosto Seu AO e AO Seu trato A Palavra Gant (leia-se magro), Substituindo-a Por Gonta ... ASSIM E a velha Parada dos Documentos Medievais Passou, entao DESDE, um ser um real Parada de Gonta, forma Que se conservou Hoje comeu e nao Mais Sera, decerto, »alterada.

This freguesia aparece designada Por Parada, Tanto NA CARTA DO couto de Sabugosa, datada de 1133, NAS Como Inquirições de D. Afonso III (1258), dizendo ESTAS Que Parada estava Integrada nenhum Termo de Viseu e Que tinha Sido Cavalaria UMA, desceu Que Por uma jugada NELA SE TEREM verificado Fenômenos de Degradação; tendão tempo POUCO DEPOIS Reguengo in CAÍDO, despovoamento por.

Rezam Ainda como citadas Inquirições Que alguns pingos Anos de 1258, hum Fernão Mendes, de Parada, Tomara Estes Reguengos Por UMA Renda de Oito moios e DEPOIS POUCO tempo, o Juiz de Viseu Mem Soares, OS elevou uma jugaria, Constituido Por Dois Casais. Sendo A Outra Metade de Parada, constituída Por povoados Sete Casais (in meados do séc. XIII).

Administrativamente, a povoação aproveitou o Foral do Barreiro, dado Por D. Manuel I, a 7 de Maio de 1514, estando anexada à Vizinha vila de S. Miguel do Outeiro.

                  Parada de Gonta FOI ELEVADA À CATEGORIA DE Freguesia, EM REGIO DIPLOMA POR 29 DE MAIO DE 1884.

 

... O Tempo Responde ao Tempo,

Que o MET Tanto Tempo Tempo,

QUANTO O Tempo !..." dez Tempo

 

... 29 DE MAIO DE 2009! ...

... Em festa ESTAMOS! ...

 

... Memórias das fazê-NOS UM variado património resta Passado, Orgulho de Quem Procura enaltecer o, Valorizar e Preservar.

Citando Seabra Pereira (p.839), parafraseando Tomás Ribeiro «... busquei velhos nsa, MAS trajes vivedouros Ainda não Nosso País, OS Fundos parágrafo OS Meus bosquejos Quadros e ... como beiroas caçadas, OS coros das lavadeiras, como Histórias de Bruxas e lobisomens , o acalentar AO Berço, o soalheiro das Velhas, OS Presentes das camponesas, com o Serao Aldeia da SUAS como cantigas AO Desafio, Enfim, Alguma Coisa de português Bem, fazer »muitíssimo Que Ainda HÁ por ai, Merce de Deus.

Como comemorações do 125 º aniversário de Parada de Gonta uma Freguesia pautaram-se Pela Qualidade, Riqueza Pela cultural, nao eh Faltando Sequer Arraial Beirão Onde OS puderam confraternizar paradenses.

Graças à Preservação do Patrimônio, o Tempo desafia o Tempo e Os Hábitos e Valores Passam de Geração Geração in ...

Parabéns à Junta de Freguesia e paradenses Todos OS !!!...

 

Ed. Nani Mendes

 


5 comentários

Comentar post