Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

Visita às escolas da EB 2,3 Mota Pinto

 

No dia 9 de Setembro de 2009,   foram dadas a conhecer aos professores que foram colocados no Agrupamento de Escolas da Lajeosa do Dão, as Freguesias e lugares donde são oriundos os alunos da zona de influência do Agrupamento,  como forma de conhecer o meio, as vivências, costumes e tradições das terras e a influência que tem na forma de ser e estar dos nossos alunos. São alunos de terras do interior, distantes da sede do concelho e onde não existem cinemas, bibliotecas, museus ou grandes superfícies, onde possam recorrer como forma de recurso no desenvolvimento das suas aprendizagens. Foi para que os novos professores possam reflectir nos alunos que vão receber, que o órgão de gestão proporcionou a visita às terras da área de influência do Agrupamento para terem um conhecimento mais profundo do meio dos nossos alunos. As aprendizagens que os nossos alunos recebem na escola, são as únicas ferramentas que possuem para a continuação do caminho a percorrer no futuro. Os PCT de cada turma têm que diagnosticar as dificuldades que cada meio dispõe, para que possam verdadeiramente ser capazes de propor os meios necessários aos alunos no desenvolvimento das suas aprendizagens e para que eles possam, quando necessário, ter todas as ferramentas ao seu dispor, podendo assim competir em pé de igualdade com outros colegas de zonas mais favorecidas.
Voltando à visita, a parte da manhã foi preenchida com a passagem por Teomil, S. Gemil e Termas, Corujeiro, Penedo, Vinhal e Ferreirós do Dão. Por volta da 13 horas, foi servido um almoço/convívio de recepção aos novos colegas na sede do Agrupamento,  sendo a parte da tarde preenchida com uma acção de formação da Porto Editora, sobre Escola Virtual, e finalmente a visita guiada a Parada de Gonta pelo próprio Presidente da Junta de Freguesia, Sr. Fernando Amaral, onde se visitou o museu etnográfico do Rancho de Parada de Gonta e a Associação Cultural “Os Amigos de Parada de Gonta”.
Para que fique registado e é só um pequeno aparte,  um grupo de colegas quis provar o néctar da freguesia, então telefonei ao Sr. Rogério e como bom anfitrião de Parada de Gonta, levou-nos para a sua adega, onde provámos daquele que é servido no manjar dos deuses.
Na visita participaram as Juntas de Freguesia da Lajeosa do Dão, Parada de Gonta e Ferreirós do Dão, precisamente as da zona de influência do Agrupamento, que contribuíram com o transporte para a visita.
O Agrupamento de Escolas e o seu órgão de gestão agradece a colaboração prestada pelas Juntas de Freguesia e também agradece aos professores que participaram na visita, desejando-lhes um Bom Inicio de Ano lectivo.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.