Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

Um olhar sobre o Mundo… Exposição sobre os Direitos Humanos na EB 2,3 de Lajeosa do Dão


CARREGAR NA IMAGEM

 

Decorreu, durante o mês de Janeiro, na Escola EB 2,3 de Lajeosa do Dão a Exposição sobre os Direitos Humanos dinamizada pela Biblioteca Escolar. Tratou-se de uma temática que, num crescendo, foi ganhando força e contou com a participação de todos os alunos do Agrupamento e da maioria dos seus professores, nas várias áreas disciplinares. Crianças, jovens e adultos investigaram, analisaram e reflectiram sobre a temática nas suas variadas vertentes, repensando valores e dando sentido à vida neste mundo globalizado…

A exposição, cuja abertura teve lugar no Hall da EB 2,3 da Lajeosa do Dão, no dia 5 de Janeiro, com Aristides Sousa Mendes, acabaria por ficar patente à comunidade durante todo o mês, dada a enorme participação das turmas.

Este “olhar sobre o Mundo” acabaria por “pôr a nú” muitas das atrocidades e das desigualdades que nos cercam e que põem em causa o futuro da humanidade. Valores como a coesão social, a justiça, a paz, a fraternidade e a inclusão social fervilharam nos corações dos nossos alunos, fazendo sentido falar da necessidade de reforço e de defesa dos Direitos Humanos, a partir da escola. 

Do colectivo ao individual, as mensagens foram ganhando força, sendo notória a variedade de formas de expressão utilizadas e a participação dos alunos de todo o Agrupamento. De entre o manancial de trabalhos expostos, destacaram-se as mensagens conseguidas sob a forma de cartazes, desenhos, imagens, frases e textos pelos alunos do 1º e 2º CEB e os trabalhos de investigação dos alunos do 3º CEB ao nível das ONG e das personalidades importantes na defesa dos Direitos Humanos no Mundo, destacando-se, de um modo especial, o estudo e a apresentação multimédia realizado por um aluno do 8º ano sobre Nelson Mandela e ainda os trabalhos realizados pelos alunos no âmbito do Projecto Comenius.

Porque só a vivência dos valores faz a pessoa, esperamos que esta experiência tenha servido para o fortalecimento do respeito pelos direitos e liberdades fundamentais de cada ser humano… e que todos possamos unir as mãos para melhorar o Mundo, como tão bem soube transmitir a turma do 6º B, através da escultura colectiva feita com as suas próprias mãos, dando assim força às palavras do poeta Manuel Alegre “Com mãos se faz a paz se faz a guerra.
Com mãos tudo se faz e se desfaz.”

 Parabéns a toda a Comunidade Escolar de Lajeosa do Dão pela forma bonita como soube vivenciar esta temática!

Lúcia Almeida
(coordenadora da BE)

1 comentário

Comentar post