Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

História por um Canudo

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
CARREGAR NA IMAGEM

 

Quem não conhece a expressão “Ver Braga por um Canudo”. Já toda a gente se exprimiu com este desabafo, “Queres ver! só se for por um canudo?”, que quererá dizer “não alcançar o que se deseja, ou querer algo e não o conseguir”.

A expressão popular “Ver Braga por um Canudo”, tem a ver com o prestígio da cidade de Braga e deriva da existência de um telescópio no monte do Bom Jesus há dezenas de anos, através do qual as pessoas podem ver a cidade à distância. Actualmente muitas das cidades têm uma imitação daquele que foi o primeiro a ver uma cidade por um canudo.

Outros documentos referem Braga por um Canudo, como aquele que menciona Rafael Bordalo Pinheiro, alfacinha, republicano, anticlerical, várias vezes meteu os pés a caminho, para conhecer in loco, a vida e a sociedade bracarense. Na sua publicação, O António Maria, 1.ª série (1879/1885), a propósito do Centenário do Bom Jesus do Monte, envia para a capital o canudo com os desenhos que permite que Lisboa observasse Braga por um Canudo. Num dos desenhos o Arcebispo de Braga zela por um dos carros que tinha participado no cortejo do centenário.

Quanto ao Arte por um Canudo, também foi buscar a expressão a Braga, mas neste caso relacionado com a arte como sendo “arte sem arte é uma outra forma de arte”, ou seja, como não alcança o que se deseja, inventa-se outra forma de arte. Assim nasceu este blogue, que trata de brincadeiras artísticas relacionadas com a escola, a minha pessoa e a terra.

 


3 comentários

Comentar post