Dia Mundial Internet
Para além do dia internacional da internet segura (9 de Fevereiro), a ONU, proclama a identificação do dia de hoje como o "Dia Mundial da Internet". Isto leva-me a pensar. Quantas pessoas não estarão a opinar sobre o que é a internet. Tal como o TLM, a internet já não é considerada uma ferramenta direccionada aos mais bem posicionados na sociedade, um pequeno luxo muito bem preservado e de boas intenções. Hoje quem não tem internet sente-se desmembrado. Quem não tem internet em casa com ligações e tráfego XPTO quase é considerado o "irmão mais pobre" do grupo".
Leva-me a pensar que hoje também foram divulgados alguns números preocupantes sobre a pirataria de software e quais os custos económicos envolventes. A pirataria subiu 54% em 2009, com valores de 174 milhões de prejuízo financeiro. Isto dá que pensar…
A geração dos alunos de hoje tornou-se perita na clonagem, com pacatas e parcas substituições de palavras. Mais fácil é o "copy-paste" do que o "paste" cerebral. Muitas são as vezes em que, como docente das ditas "TIC", me vejo obrigada a, sorrateiramente, me dirigir a um aluno "faltoso" e utilizar o "ctrl+t" e "delete". Depois vem a famosa pergunta "O que fiz, professora???". Com a mesma cara de surpresa, respondo calmamente: "Copy-paste. O seu cérebro merece mais respeito que isso"...
Como fonte de informação, a internet possui reais potencialidades. No entanto, cabe-nos a nós docentes conduzir os nossos alunos para a utilização responsável dos meios de comunicação e reafirmar a não dispensa da consulta do suporte não clonado: o livro.
Inês Silva - TIC
Retirado daqui:As Nossas Vozes