Postal de Parada de Gonta..70 / Passadas Doutros Tempos
Pelas 8.00 h da manhã, a concentração fez-se no Largo do Terreiro, com um diagnóstico às batidas do coração feito pela enfermeira (Paula) e 2 emfermeiras estagiárias (Lúcia e …..) e ainda a entrega de chapéus pelos elementos da Junta de Freguesia de Parada de Gonta. Foram centena e meia de pessoas que aderiram a este evento, partindo pelos trilhos doutros tempos rumo a Sabugosa.
Foi uma homenagem à floresta e aos seus tons de verde que abundam e se encontraram ao longo do caminho. O homem é inimigo da natureza porque enquanto ela fornece vida com cores belas e variadas, ele oferece-lhe morte em tons de cinzento e preto. Tão bela que a floresta estava neste dia maravilhoso.
Neste percurso iam dos mais novos aos mais velhos da aldeia de mãos dadas em pról da amizade que se quer manter entre as duas povoações vizinhas. A pessoa mais idosa da aldeia, com 93 anos, ia neste percurso e fê-lo ida e volta.
Chegados a Sabugosa, fomos recebidos pelos elementos da Junta de Freguesia e pelas cerca de centena e meia de pessoas , onde todos juntos no polivalente fizemos ginástica aeróbica, para relaxar os músculos.
Depois de um pequeno-almoço e água para a caminhada que se ia seguir, cerca de trezentas pessoas rumaram a Parada de Gonta pela Ecopista, em homenagem ao percurso do futuro, e em Parada de Gonta foi celebrada uma missa campal aos dois povos.
Finalmente o convívio entre os dois povos finalizou com um almoço (porco no espeto) e com a festa abrilhantada pelos grupos das 2 freguesias, Grupo de Cantares Tomás Ribeiro e grupo de Cantares Ponte Velha.
Parabéns às Juntas de Freguesia por esta bela iniciativa.